SMPPM realiza Campanha Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2016

        A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM) deu início, no dia 21 (segunda-feira), à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2016 no município. A campanha é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento.

        “Desde o ano de 2010, o nosso município vêm desenvolvendo atividades para a Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Este ano, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres conta com a presença da Patrulha Maria da Penha, além da equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) – Casa da Mulher Bertha Lutz”, explica a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim.

        O material distribuído na campanha são materiais informativos dos serviços da SMPPM, CEAM, Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello, bem como calendário dos eventos deste ano. A campanha termina no dia 9/12 (6ª feira), às 14h, no Auditório da Prefeitura Municipal (Praça Sávio Gama, nº 53, Aterrado), com a realização de um Debate que tem como tema: “CULTURA DO ESTUPRO”, e contará com a presença da Socióloga Adriana Mota.

        Os dados sobre estupro são alarmantes. Conforme aponta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA), no ano de 2015 ocorreram 5 estupros por hora, sendo 1 caso a cada 11 minutos. A cada ano são registrados pela polícia cerca de 50 mil casos. A estimativa é de que existe muita subnotificação, e o número total de casos pode chegar a 500 mil a cada ano no país. Estima-se que chegam à polícia somente 10% dos casos. Em Volta Redonda, conforme dados estatísticos retirados do Dossiê Mulher 2016 (referente ao ano de 2015), foram registrados 56 estupros.

        CAMPANHA – Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. No Brasil, a campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. As mulheres negras são as que estão na base da pirâmide social e, por conta disso são as maiores vítimas da violência de gênero.

        Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a Aids, e 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha do Laço Branco).

Confira a programação da campanha em Volta Redonda:

 

21/11 (segunda-feira) – 8h às 17h

Tenda para divulgação, panfletagem e orientações

Praça Brasil, Vila Santa Cecília

 

22/11 (terça-feira) – 8h às 17h

Tenda para divulgação, panfletagem e orientações

Praça Piero Rafaelo Villani (Avenida Sávio Gama), Retiro

 

25/11 (quarta-feira) – 8h às 17h

Tenda para divulgação, panfletagem e orientações

Rua Jaime Martins (ao lado do Ginásio Poliesportivo Darcise José de Carvalho), Santo Agostinho

 

30/11 (quarta-feira) – 8h às 17h

Tenda para divulgação, panfletagem e orientações

Avenida Amaral Peixoto (sob o Viaduto Heitor Leite Franco), Centro

 

09/12 (sexta-feira) – 14h

Debate com o tema “Cultura do Estupro”

Auditório da Prefeitura (Praça Sávio Gama, nº 53, Aterrado)

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444