Secretaria de Saúde de Volta Redonda finaliza curso de Introdução ao Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterápicas

Secretaria de Saúde de Volta Redonda finaliza curso de Introdução ao Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterápicas

Profissionais da rede de Saúde do município concluíram o curso em três meses

 

Terminou nesta sexta-feira, dia 17, o último módulo do curso de Introdução ao Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, promovido pela secretaria de Saúde de Volta Redonda. Participaram do curso, que começou em janeiro, os profissionais da Rede Municipal de Saúde. O objetivo foi introduzir o tratamento fitoterápico nas UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família).

“O que nós proporcionamos aos participantes deste curso foi explicar e detalhar quais as ferramentas necessárias para difundir e propagar o conhecimento e aplicação de plantas medicinais e fitoterápicas no dia a dia das pessoas”, disse a gerente de fitoterápicos e doutoranda em ciências famacêuticas da UFRJ, Leide Ferreira.

Ao final do curso os participantes receberam mudas de plantas medicinais. “Nós temos uma parceria com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), campus de Pinheiral, e lá nós temos um projeto de plantas medicinais”, disse a coordenadora da área técnica de Práticas Integrativas da SMS, Fabíola Angelita Martins.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, participou do encerramento. “Nós convidamos a gerente de fitoterápicos da UFRJ, Leide Ferreira, para realizar esse último módulo, pois acreditamos que para garantir a qualidade da saúde precisamos também estar atualizados e capacitados em novas iniciativas como esta”, disse Márcia Cury.

Texto e fotos de Simone Freitas / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444