Prefeitura de Volta Redonda promove ações em alusão ao Dia Mundial da Água

Prefeitura de Volta Redonda promove ações em alusão ao Dia Mundial da Água

Conscientização sobre o uso e consumo da água e sua preservação foram abordados pelo Saae e Secretária de Meio Ambiente

 

A secretaria municipal de Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) promoveram na manhã desta quarta-feira, dia 22, diversas ações para o Dia Mundial da Água, na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no bairro Aterrado. A data surgiu para que a sociedade de uma forma geral possa discutir amplamente esse recurso tão importante para o planeta. Orientações sobre o uso consciente da água e a utilização no cultivo de plantas, através de uma horta hidropônica foram apresentadas a população.

Segundo a estudante de ciências biológicas, Aline Barros, a hidroponia é algo simples e fácil de realizar em casa “É possível até mesmo produzir hortaliças em casa, utilizando a idéia da horta hidropônica de forma simples, mas acima de tudo, utilizando a água de forma consciente, sem desperdício”, afirmou Aline.

A água é um recurso essencial para a sobreviência de todos os seres vivos e discutir seu consumo é um dos principais objetivos da ação. Para o diretor-executivo do Saae-VR, Leonardo Vidal, a parceria com a secretaria de Meio Ambiente, visa demonstrar a população que o consumo de água, pode ser feito de forma racional. “Distribuímos a água que é tratada pelo Saae e conversamos com as pessoas que passaram aqui hoje, sobre o papel delas da sociedade e na utilização desse principal recurso”, disse Vidal.

A secretaria de Meio Ambiente disponibilizou e distribuiu 150 mudas de árvores frutíferas e ornamentais para a população. De acordo com o secretário, Alfredo Peixoto, esse é um dia importante para se falar de toda estrutura manancial e da cobertura vegetal da cidade. "Essa é uma data importante para discutir os rios e a cobertura vegetal. Somos responsáveis também pela preservação e manutenção dos mananciais, principalmente do Rio Paraíba do Sul, de onde acontece a captação de água para nossa cidade. Há vários projetos entre a secretaria e o Saae sobre a preservação da mata ciliar dos rios e córregos que exercem uma função ecológica”, acrescentou Alfredo.

Alunos da Escola Municipal Waldyr Bedê plantam mudas de árvores na Fazenda do Ingá

Ainda como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, alunos do terceiro ano da Escola Municipal Waldyr Bedê plantaram mudas de árvores no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz. A ação, também coordenada pela secretaria municipal de Meio Ambiente e pelo Saae,  contou com a presença do vereador Vair Duré. As 70 crianças plantaram 15 árvores na fazenda que é a maior área verde de Volta Redonda, com 211 hectares e com mais de 150 espécies de aves. Para a professora responsável, Kelly Costa do Carmo, essa oportunidade para as crianças é bastante proveitosa.

“Essa ação é de grande aprendizado para as crianças. Primeiro, pelo contato com a natureza; segundo, por plantar uma árvore, o que ajuda o meio ambiente; e terceiro, para que eles aprendam a ter responsabilidade. Assim, vão perceber que cabe a eles a capacidade e responsabilidade de manter a natureza e que coisas simples podem mudar o planeta”, explicou Kelly.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, as mudas também são distribuídas na fazenda. “Da mesma forma que na secretaria disponibilizamos, permanentemente, as mudas para que a população plante em casa, aqui também disponibilizamos. Acho importante esse tipo de ação para que as crianças aprendam desde cedo as questões ambientais”, concluiu Alfredo.

Por Rosa Basílio e Maria Clara Sales, com foto de Gabriel Borges Ascom / VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444