Centros odontológicos oferecem tratamento gratuito, em Volta Redonda

Centros odontológicos oferecem tratamento gratuito, em Volta Redonda

No total, são 3 clínicas odontológicas e 5 centros especializados


O comerciante Reginaldo Barbosa da Silva acorda todos os dias de madrugada para trabalhar. Mesmo com uma rotina agitada de trabalho, ele não descuida da saúde. Ele faz tratamento na Clinica Odontológica Concentrada (COC) do Eucaliptal. Reginaldo conta que a atenção e cuidado que ele recebe quando vai à clínica fazem do tratamento um momento especial e agradável. 

"A gente sempre tem em mente que dentista é um local ruim, ainda mais por ser um tratamento gratuito. Mas aqui é muito diferente. O atendimento é ótimo, desde as meninas da recepção até as doutoras da clínica são muito atenciosas com a gente. Tudo está sempre limpo e organizado. Eu estou muito satisfeito com o atendimento e vou continuar meu tratamento até o final", garantiu Reginaldo. 

A clínica do Eucaliptal é um dos nove centros odontológicos, administrados pela prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Saúde. Os centros de odontologia de Volta Redonda são divididos entre COC (Clínica Odontológica Concentrada) e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A diferença entre COC e CEO é o tratamento cirúrgico buco-maxilo-facial, oferecido somente no CEO.

 

As clínicas de odontologia são tipos de unidades de saúde bucais bastante semelhantes, que oferecem tratamento odontológico de qualidade e totalmente gratuito, pois é um serviço financiado pela prefeitura. As clínicas oferecem tratamento preventivo, restaurador, prótese dentária, tratamento endodôntico (canal), tratamento periodontal (gengiva), cirurgia buco-maxilo-facial, odontopediatria e tratamento para pacientes com necessidades especiais.

 

Em funcionamento, atualmente, existem três CEO´s (CEO Siderlândia, CEO Santo Agostinho e CEO Jardim Tiradentes) e 5 COC´s (COC Retiro, COC Aterrado, COC Jardim Brasília, COC Eucaliptal e o COC Conforto). Em breve o COC Santa Cruz também estará disponível à população.

 

Como iniciar o tratamento

 

Os usuários devem procurar a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) mais próxima de seu endereço para obter informações sobre o agendamento. E em caso de necessidade de tratamento urgente, os pacientes devem se dirigir ao CAIS Aterrado, onde o atendimento é realizado 24 horas por dia ou à UPA do Santo Agostinho, que também possui serviço de urgências e emergências odontológicas.

 

O programa de saúde bucal realiza  cirurgias de média e alta complexidade em pacientes que necessitam de tratamento dentário sob anestesia geral, no HMMR (Hospital Municipal Munir Rafful). O atendimento também prevê cirurgias de alta complexidade, como em casos de câncer bucal ou pacientes com politraumatismo de face (em caso de acidentes que envolvem a cavidade bucal e suas estruturas); neste caso, as cirurgias ocorrem no HSJB (Hospital São João Batista).

 

“O nosso objetivo é oferecer à população um serviço de saúde cada vez melhor e com mais qualidade. E a saúde bucal da população também é de extrema importância. Eu agradeço ao empenho e compromisso de todos os profissionais e dentistas que atendem no programa de saúde bucal”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Márcia Cury.

 

Por Simone Freitas, com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444