Médicos cubanos encerram missão em Volta Redonda

Médicos cubanos encerram missão em Volta Redonda

Uma reunião, realizada nesta quinta-feira, dia 13, no auditório da Secretaria de Saúde, serviu para avaliar e encerrar a participação de nove médicos cubanos, que realizavam atendimento na rede de Saúde de Volta Redonda. Os médicos cubanos vieram para Volta Redonda há dois anos, por meio do Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, visando a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles atendiam nas UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família).

O tutor do programa no município, Dr. José Antônio Pereira Fernandes, falou sobre a importância que é ter um atendimento diferenciado na Atenção Básica. “Tenho 44 anos de profissão e esse atendimento humanizado é primordial. Olhar para o paciente de verdade, não por dinheiro apenas, mas pelo paciente. É preciso ter amor à profissão”, comentou.

Carlos Fernandez Gonzalez, médico cubano ficou emocionado com a despedida. “Demos o nosso melhor e quem pode avaliar isso foi a população. Sempre tivemos esse compromisso de dar atendimento diferenciado e estar mais próximo à população. Foi uma experiência muito positiva. Aqui, na secretaria de Saúde de Volta Redonda, tivemos cursos e especializações importantes para a nossa profissão”, afirmou.

Isis Leite, do governo do Estado é apoiadora do Mais Médicos. Ela participou da reunião e parabenizou a equipe pelo bom trabalho prestado. “Vocês contribuíram para uma mudança de paradigmas. Foi como plantar uma boa sementinha aqui em Volta Redonda. Vocês chegaram, fizeram um bom trabalho e deixaram uma excelente experiência”, disse Isis Leite, acrescentando que essas vagas, agora, serão abertas para médicos brasileiros e as vagas não ocupadas, serão preenchidas pelo acordo de cooperação com a ONU (Organização das Nações Unidas).

Texto e fotos: Simone Freitas / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444