Volta Redonda apresenta Protocolo Municipal de Saúde da Mulher

Volta Redonda apresenta Protocolo Municipal de Saúde da Mulher

 Documento é uma versão revisada e ampliada das ações propostas pelo Ministério da Saúde

 

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, durante reunião do CIR (Comissão Intergestora Regional) do Médio Paraíba, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 19, a apresentação para representantes de 11 municípios da região o Protocolo Municipal de Saúde da Mulher. O documento é resultado de capacitação promovida pelo Instituo Sírio Libanês e outras instituições para vinte municípios do país.

 

“Volta Redonda foi um dos municípios escolhidos para avaliar o Protocolo Nacional de Saúde da Mulher e pode adaptá-lo para a realidade do município”, explicou a superintendente de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, Flávia Lipke Ensenat. 

 

Ela acrescentou que o estudo, realizado no ano passado, envolveu profissionais da Atenção Básica, Média Complexidade e Áreas Técnicas da Secretaria de Saúde de Volta Redonda. “O grupo analisou o protocolo do Ministério da Saúde e adaptou para a nossa realidade. Em muitos pontos ampliando o atendimento às mulheres”, disse.

 

A apresentação ficou a cargo da coordenadora da Policlínica da Mulher, Patrícia Selvati, que também faz parte da Rede Cegonha em Volta Redonda. Ela começou informando a metodologia do trabalho que resultou no protocolo de ações e informou a criação de uma comissão para apresentar as mudanças às unidades de saúde do município.

 

A exposição seguiu com exemplos práticos como em casos de gravidez de baixo risco. “Achamos importante acrescentar a orientação sobre o uso de caminha durante qualquer relação sexual e o uso de repelente para o casal para evitar o zika vírus”, disse Patrícia, ressaltando que a recomendação não constava no documento do Ministério da Saúde.

 

Em outro momento, os exames de prevenção ao câncer foram citados. O Ministério da Saúde preconiza rastreamento bianual para câncer de colo de útero, a partir dos 25 anos. “Nós mantivemos o rastreamento anual”, afirmou Patrícia. Além disso, no caso do câncer de mama, pelo ministério a idade para rastreamento fica entre os 50 e os 69 anos. “Já em Volta Redonda fazemos o exame anualmente a partir dos 40 anos de idade”.    

 

O CIR/Médio Paraíba abrange 12 municípios da região: Volta Redonda, Pinheiral, Barra Mansa, Rio Claro, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Rio das Flores, Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444