Profissionais de Saúde de Volta Redonda participam de palestra sobre atendimento humanizado

Profissionais de Saúde de Volta Redonda participam de palestra sobre atendimento humanizado

Secretaria de Saúde convidou o médico e professor Emerson Elias Merhy para dividir conhecimentos com os profissionais do município

 

O médico e professor Emerson Elias Merhy, realizou na manhã desta terça-feira, dia 25, uma palestra sobre atendimento humanizado, no auditório da Escola Técnica Pandiá Calógeras. O público alvo foi profissionais municipais de Saúde e a equipe da área técnica de Saúde Mental, do município. O professor esteve em Volta Redonda a convite da secretaria municipal de Saúde. 

“O mecanismo da vida é uma eterna rede de encontros. E nós nunca encontramos o outro da mesma forma. Quando digo o “outro” me refiro aos pacientes que buscam o serviço público de saúde. Temos que exercitar, cotidianamente, como ouvir o outro. Nós, que lidamos com o atendimento à saúde, precisamos nos colocar no lugar desses pacientes. Às vezes um atendimento mais humanizado já é uma parte da “cura” para a doença que está afetando a pessoa”, disse Emerson Elias Merhy.

A intenção do professor foi dividir os anos de experiência com outros profissionais de saúde e ainda contribuir para a quebra de paradigmas na geração de um atendimento mais humanizado. “A palestra atendeu minhas expectativas. Fiquei encantada com as palavras e a experiência dele e com tamanha simplicidade. Eu trabalho na prevenção de álcool e drogas e tudo que ele disse aqui vem complementar e nos orientar nesse trabalho”, disse a coordenadora de prevenção às drogas da secretaria municipal de Saúde, Myriane Leal Nogueira.   

“A gente precisa despertar nos profissionais de saúde, justamente, esta questão de se colocar no lugar do outro. É um efeito cascata, cada um deve ter em mente esse atendimento mais humano e não duro e engessado”, comentou a coordenadora da Atenção Básica, Milene Paula de Souza Silva.

Texto e fotos Simone Freitas, Ascom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444