Samuca Silva visita o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’

Samuca Silva visita o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’

Prefeito anunciou a continuidade do projeto e a reestruturação do Coral e da Banda Municipal

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou nesta terça-feira, dia 25, o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, no bairro Vila Mury, e anunciou a continuidade do programa, além da reestruturação da Banda e do Coral Municipal. O chefe do Executivo municipal foi acompanhado pelas secretárias municipais de Educação, Rita de Cássia Oliveira; de Cultura, Márcia Fernandes; e o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Eduardo Dessupoio.

 

“O que queremos é criar uma política pública para a música para que haja continuidade do projeto, independente do prefeito que esteja à frente da cidade. Para isso, precisamos integrar o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ com a Banda e o Coral Municipal”, afirmou Samuca, que foi recebido pelas crianças e pelo maestro idealizador do projeto, Nicolau Martins de Oliveira.

 

Atualmente, o ‘Volta Redonda Cidade da Música’ atende cerca de 3,6 mil jovens da rede municipal de ensino e foi criado no ano de 1974, no Colégio Getúlio Vargas. O maestro Nicolau destacou a importância para os jovens terem contato com a música. “Nosso objetivo principal não é a formação de músicos, mas a de cidadãos de bem, através da música”, enfatizou o maestro.

 

Entre outros benefícios, segundo o maestro, a música traz um desenvolvimento sensorial da criança, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória e raciocínio. Além disso, o projeto desperta o interesse pela música, com ênfase à sensibilidade e criatividade da criança, auxiliando no desenvolvimento do ser humano.

 

“A música é um excelente instrumento para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Garanto que os alunos do ‘Volta Redonda Cidade da Música’ obtém boas notas nas escolas. Aqui, eles não aprendem somente música, mas também como trabalhar em grupo, a disciplina, a pontualidade e a persistência. Isso tudo eles levarão para toda a vida”, disse Rita de Cássia Andrade, secretária de Educação.       

 

No encontro, Nicolau fez algumas solicitações ao prefeito como, por exemplo, o transporte para as apresentações, a formação de uma Orquestra Municipal e do Teatro Municipal. “Sabemos da dificuldade financeira, mas são projetos de suma importância para a cultura musical de Volta Redonda”, afirmou o maestro Nicolau. 

 

“Garanto o transporte dos alunos nos dias das apresentações e as demais reivindicações preciso de um projeto. Podemos firmar parcerias com o Governo Federal e também com a iniciativa privada. Podem contar com a nossa ajuda, embora a prefeitura esteja passando por uma grave crise financeira”, respondeu o Samuca Silva. 

 

Secretária de Cultura nega boatos do fim de Banda e do Coral Municipal

 

Márcia Fernandes, secretária de Cultura de Volta Redonda, reafirmou que a Banda e o Coral Municipal terão continuidade, desmentindo, assim, boatos nas redes sociais que os projetos teriam terminado. “A Banda e o Coral estão passando por uma reformulação para garantir o meio mais justo e democrático para o ingresso de novos músicos de Volta Redonda e o pagamento dos atuais integrantes, sem questionamento legal”, afirmou a secretária de Cultura, lembrando que há uma lei municipal que determina a permanência desses dois projetos. A secretaria está aguardando um parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM) para retornar as atividades dos dois projetos. “Será tudo dentro da lei”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.    

 

Por André Aquino com foto Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444