Prefeitura de Volta Redonda e UFF realizam encontro entre estudantes da Administração Pública e jovens dos CRAS

Prefeitura de Volta Redonda e UFF realizam encontro entre estudantes da Administração Pública e jovens dos CRAS

Objetivo foi difundir o Planejamento Plurianual do município

 

Foi realizado na tarde desta quarta-feira, dia 26, num dos auditórios da UFF (Universidade Federal Fluminense), campus Aterrado, o um pequeno fórum para o lançamento do PPA (Plano Plurianual) Digital - iniciativa da secretaria de Planejamento. O projeto chamado Compartilhe Ideias abordou o tema ‘O bairro que temos, o bairro que queremos’. O evento, realizado pela prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria municipal de Planejamento, com apoio da UFF, uniu uma segunda secretaria municipal em torno do tema, a Smac (Secretaria municipal de Ação Comunitária). Cerca de 50 jovens oriundos de diversos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) foram convidados para participar deste momento de identificação dos problemas e sugestões de soluções e propostas.

 

É a primeira vez que Volta Redonda envolve a população, principalmente esta população jovem, com idades que variam entre 14 e 29 anos. A intenção do governo é que o município não decida sozinho o planejamento, mas que tenha a participação ativa de toda a população e neste evento, os contemplados foram os jovens.

 

Além dos jovens dos CRAS participaram alunos da UFF que fazem parte do PET (Programa de Educação Tutorial), do governo federal, nas universidades, da Faculdade de Administração Pública da UFF. Depois de explicar que é o PPA - que direciona a verba para os projetos, obras, ações e serviços e abrir para perguntas, a principal questão colocada foi: Quais problemas Volta Redonda tem e em que áreas?

 

Foram criados oito grupos temáticos: Turismo; Saúde Pública; Cultura; Esporte e Lazer; Mobilidade Urbana; Serviços Públicos e Infraestrutura Urbana; Meio Ambiente e Educação, em que os jovens se dividiram em grupos e lançaram suas principais questões e sugestões. Em paralelo a este evento, a secretaria de Planejamento está desenvolvendo ações junto à gestão e capacitando gestores que vão levantar propostas e demandas, além de fazer um diagnóstico nas suas pastas.

 

A estudante Isabelle Nascimento Veloso, moradora do bairro Coqueiros, que passou praticamente todo o tempo interagindo, disse que os jovens precisam se conscientizar que têm voz. “Aqui a gente tá iniciando um conhecimento importante, essa dinâmica acaba fazendo todos sentirem vontade de se expressar”, comentou.

 

O secretário da pasta, Júlio César Abreu, disse que o PPA participativo será o primeiro do gênero em Volta Redonda e também um dos primeiros do estado do Rio de Janeiro que irá incorporar a participação social através de fóruns presenciais e também pela internet. “Nosso objetivo é inserir o cidadão no planejamento municipal, gerando a integração entre a visão popular e a visão técnica, melhorando assim o dia a dia da sociedade”disse.

 

O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, afirmou que quer o envolvimento da população e fazer jus ao próprio lema do governo que é “Avançando com Diálogo e Eficiência” e também fazer com que este trabalho envolva todas as camadas da população de Volta Redonda. “A participação dos jovens que vieram dos CRAS para este debate mostra que eles também querem se expressar e fazer valer suas opiniões. Isso é ótimo”, disse.  

 

A próxima etapa é fazer um fórum que vai acontecer dia 20 de maio, bem parecido com o que foi realizado nesta quarta-feira na UFF, só que desta vez será no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), e vai envolver toda a população em um grande fórum, com salas de aulas divididas por grupos temáticos para incentivar a população a apresentar propostas e soluções dos problemas que a cidade possui pra que estas sejam integradas ao trabalho que o Planejamento está fazendo.

 

Por Adriana Marins / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444