Dobra quantidade de crianças em creches de Volta Redonda

Dobra quantidade de crianças em creches de Volta Redonda

Até o fim do ano, quatro creches que estavam com as obras paradas serão inauguradas e em 2018 haverá 750 novas vagas

 

Assim que assumiu o governo municipal, Samuca Silva garantiu que a Educação seria uma das prioridades de seu governo. O ingresso ao sistema educacional é uma grande preocupação que vem sendo tratada com atenção extra pela secretária municipal da pasta, Rita de Cássia de Andrade. No início do ano letivo de 2017, Volta Redonda contava com 360 crianças de 0 a 3 anos nas creches municipais. Mesmo sem aumentar o quantitativo de creches, esse número praticamente dobrou: atualmente, 640 crianças de 0 a 3 anos de idade estão nas creches municipais.

De acordo com a diretora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Ionara Hygino Muniz, as vagas foram ampliadas graças a um planejamento estratégico realizado na secretaria. “Fizemos análise da chamada escolar, tivemos a abertura de novas turmas e montamos um concurso simplificado”, explicou Ionara, acrescentando que a secretaria ainda está em fase de contratação de auxiliares de Educação Infantil.

Com a diminuição da demanda, mais bairros são atendidos pelas unidades educacionais já existentes. As vagas ampliadas pretendem atender a oito bairros em período integral: Voldac, Retiro, Vila Brasília, Três Poços, Santo Agostinho, São João, Conforto, Vila Santa Cecília e Volta Grande. “Outras quatro creches estão com obras em andamento e devem ficar prontas ainda este ano. Em 2018, nossa expectativa é abrir mais 750 vagas nas creches municipais nos bairros 249, Belmonte, Vila Rica e Retiro", anunciou.

Samuca Silva visita obras de creche no bairro Vila Rica-Tiradentes

 

Na última quarta-feira, dia 26, Samuca foi visitar a obra da creche no bairro Vila Rica-Três Poços e conversou com mães ansiosas pela inauguração. “Essa obra é essencial. Mesmo com a crise, estamos realizando um esforço danado para terminar as obras. Quero deixar claro que não vou inaugurar apenas a obra civil. Quero estar aqui quando tiver professores e mobiliários. Quando tudo estiver pronto para atender a população. Já convocamos auxiliares, já selecionamos professores e autorizei a abertura de licitação para mobiliário, que não tinha sido efetuada”, garantiu o prefeito.

 

Por Thaissa Costa, com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444