Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Volta Redonda atrai profissionais de toda a região

Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Volta Redonda atrai profissionais de toda a região

Com 100% da demanda atendida, secretaria de Educação da cidade quer aprimorar conhecimentos e melhorar a qualidade do ensino

 

Com a temática ‘As Perspectivas e Expectativas na Educação de Jovens e Adultos’, o III Fórum da Educação de Jovens e Adultos, promovido pela secretaria de Educação de Volta Redonda, atraiu profissionais da pasta tanto de Volta Redonda como de cidades vizinhas. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 10, no auditório da secretaria de Educação, no bairro Niterói. Mais de 200 pessoas participaram do encontro, que teve como objetivo refletir sobre a realidade da modalidade em suas diferentes perspectivas, contrapondo valores, sentidos e expectativas de seus atores, considerando o aluno e o professor.  

 

A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia de Andrade, iniciou o evento dando uma ótima notícia: “Volta Redonda hoje tem 100% da demanda do EJA atendida. Esse fórum vem para trazer muitas coisas boas. Reciclar e aprender é sempre importante e hoje é mais uma oportunidade para isso”, disse.

 

Elita Maria Nogueira, coordenadora do EJA em Volta Redonda, salientou que trabalhar nesse segmento da Educação é um desafio para o profissional. “Nós acreditamos que o ser humano deve ter a oportunidade e ser ciente do seu papel no mundo. Educar, principalmente no EJA, é um desafio; é permitir que jovens e adultos editem a trajetória da sua vida”, afirmou.

 

O vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, participou da abertura do fórum, representando o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. “Sabemos o quanto é difícil manter uma criança na escola e as deficiências nos investimentos para a Educação em nosso país, no entanto é um orgulho afirmar que em Volta Redonda temos 18 escolas com EJA e que atendemos a 100% da demanda. Esses números mostram que estamos no caminho certo e tenho certeza que este tipo de evento é produtivo para a continuidade de um bom trabalho”, afirmou.

 

Representantes dos municípios de Barra do Piraí, Itatiaia/Penedo, Porto Real, Resende, Piraí, Volta Redonda participaram do evento, que contou com palestras e quatro eixos de debate: Expectativas do aluno e do Educador na Educação de Jovens e Adultos; Diferentes perspectivas; Crise de Identidade e Busca de sentidos; O papel do educador frente a uma educação problematizadora.

 

Por Thaissa Costa, com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444