Saae – VR anuncia adequação de tarifa

Saae – VR anuncia adequação de tarifa

O ajuste, aprovado por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da autarquia, representa um acréscimo de R$3,62 para 55% da população

 

O diretor-executivo do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Leonardo Vidal, realizou uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, dia 11, para apresentar a readequação da tarifa, aprovada, pelo Conselho Deliberativo da autarquia.Por entenderem a necessidade da alteração, de forma unânime, os conselheiros foram favoráveis ao reajuste de 18% que representa R$3,62 para mais da metade da população (55%).

Apesar da redução de custos promovida nos quatro meses da atual gestão, a tarifa, há mais de dez anos defasada, precisava do ajuste. Leonardo Vidal ressaltou que durante o estudo feito para chegar a esse valor, a maior preocupação estava relacionada ao aspecto social, o impacto que o reajuste teria para a maioria da população atendida pelo Saae.

Durante a apresentação, o diretor esclareceu a necessidade e a importância da alteração proposta, apresentou os números de anos anteriores e a projeção de 2017. “Esta ação nos possibilitará, de antemão, cobrir o déficit orçamentário. A partir do ajuste, o fluxo financeiro passa a ser positivo, o que nos permite a possibilidade da busca de financiamentos para melhorar o atendimento à população da nossa cidade”, afirmou Vidal.

Questionado sobre quais melhorias e investimentos seriam possíveis, a partir de um fluxo positivo, Vidal falou das possibilidades, informando que já está analisando contratos de performance executados por empresas de saneamento. Esse tipo de negociação tem como propósito, a diminuição de perdas de água e economia de energia, que hoje representa um alto índice de custo da autarquia. “Estamos estudando esse estilo de negociação, e verificando os benefícios que esse tipo de contrato pode trazer para Volta Redonda”, pontuou Vidal.

Leonardo Vidal finalizou a coletiva dando um destaque aos conselheiros e agradecendo pelo entendimento da proposta e apoio.

Por Rosa Basilio, com foto de Gabriel Borges / Saae e Ascom – VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444