VR Cidade da Música realiza concerto pascal na Igreja São Sebastião

VR Cidade da Música realiza concerto pascal na Igreja São Sebastião

Cerca de 500 pessoas foram conferir a apresentação que emocionou o público

 

 

A Igreja de São Sebastião, no bairro Retiro, em Volta Redonda, ficou lotada na noite desta quinta-feira, dia 11. Cerca de 500 pessoas fizeram questão de prestigiar o concerto pascal, promovido pelo projeto Volta Redonda Cidade da Música. “Parece que estamos ouvindo verdadeiros anjos”, disse a aposentada Roseli Sayão, no momento em que o coro infantil e misto também se apresentou junto à orquestra de cordas.

A orquestra executou obras barrocas e sacras de compositores como Johann Friedrich Fasch (Overdue em Sol M), Giuseppe Tartini (Sinfonia em Lá M), Alan Hovhanaess (Prayer of Saint Gregory), Marc Antoine Charpentier (Suite), Gabriel Fauré (Pie Jesus), Antonio Vivaldi (Gloria in Excelsis Deo), Wolfgang Amadeus Mozart (Ave Verum Corpus), Randall Thompson (Aleluia) e George F. Handel (Aleluia), com participação especial do trompetista e integrante do projeto, Matheus Bento.

Quem viu pela primeira vez se emocionou. “É incrível como tudo casa perfeitamente. Quando meu marido me chamou para vir assistir essa apresentação, confesso que não me animei muito, por achar que seria algo chato, mas como é perto do meu trabalho, resolvi vir com ele e confesso que foi uma grata surpresa”, disse a comerciária Aline Brandão Marques.

 

A emoção não fica somente por conta de quem assiste a apresentação. Mesmo quem trabalha no projeto tem uma emoção especial a cada apresentação. Frio na barriga, vontade de fazer bonito e emocionar as pessoas. Esses são os objetivos dos músicos e estudantes do projeto. Essa apresentação se tornou ainda mais especial com a proximidade do Dia das Mães.

 

“Esse concerto é em homenagem ao tempo pascal, que compreende os 50 dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecoste. É um concerto reflexivo e também festivo, uma vez que será também em homenagem ao Dia das Mães”, explicou a maestrina Sarah Higino.

“Meu filho nunca gostou de música clássica, mas eu amo. Acompanho o projeto há muito tempo e me sinto homenageada hoje, mesmo sem ter um filho no coral ou na orquestra. É lindo o que esses meninos fazem”, disse a professora Maria Lícia Assis.

Uma história de vida em torno da música

Tem 20 anos que Alberto Lima começou a tocar trompa. Ele conheceu o instrumento no projeto, aos nove anos, quando ainda era estudante da rede pública municipal. E o amor pela música foi tanto, que Alberto investiu no setor.

“Primeiro fui chamado para ser monitor. Eu repetia para os alunos novatos as técnicas e aulas dos já profissionais do projeto. Depois, passei a ser auxiliar dos professores. Nunca deixei o projeto. Gosto muito daqui. Decidi, então, fazer faculdade de música e agora sou professor”, contou o músico.

E essa história de amor à música rendeu também um outro caso de amor. Foi no projeto que Alberto conheceu sua esposa: Renata Siqueira, que, atualmente, também é professora de música. Renata toca trombone e juntos, iniciaram uma família bem musical. “Tenho muito amor por esse projeto, já que minha vida foi baseada e escrita através dele. Por isso, incentivo e a cada apresentação é uma nova emoção”, concluiu Alberto.

O projeto

O projeto Volta Redonda Cidade da Música atende as crianças das escolas da rede municipal - tanto da secretaria municipal de Educação, como da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Foi desenvolvido em Volta Redonda pelo professor Nicolau Martins de Oliveira, teve início em 1974 e é mantido pela prefeitura de Volta Redonda.

O projeto é de natureza educacional e cultural, com foco na formação dos grupos musicais, como Banda de Concerto, Banda de Metais, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos, Orquestra de Cordas, Coro Infanto-Juvenil, Balé e Coro.

Por Thaissa Costa, com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444