Capacitação com proposta de reduzir mortalidade infantil é realizada em Volta Redonda

Capacitação com proposta de reduzir mortalidade infantil

é realizada em Volta Redonda

Secretaria municipal de Saúde segue com curso até 20 de junho

 

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, em parceria com o curso de medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), realizou na tarde desta terça-feira, dia 16, uma capacitação para médicos das UBSF’s (Unidades Básicas de Saúde da Família) dos bairros Conforto, Água Limpa, Santo Agostinho, Volta Grande, Belmonte, Candelária, São Luiz e Santa Cruz. O evento, denominado ‘Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância’ (AIDPI), acontece às segundas, terças e quintas-feiras, de 8h às 12h e de 13h às 17h, no Campus Olezio Galotti, no bairro Três Poços, e vai até o dia 20 de junho. O objetivo é promover ações para o desenvolvimento da criança (de 2 meses a 5 anos). Os estudantes do centro universitário também participam da capacitação.

 

Segundo a médica pediatra responsável pela AIDPI, Márcia Dorcelina Trindade Cardoso, a proposta é reduzir a mortalidade infantil. “É importante garantir que estes profissionais tenham atividades de educação em sua prática diária”, explicou, acrescentando que pretende implantar o curso também na internet. “No caso, Volta Redonda, com o apoio da secretaria de Saúde, seria a primeira cidade do país a aderir ao protocolo em formato digital, que é uma proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Fundo das Nações Unidas da Criança (Unicef) ”, adiantou.

De acordo com o médico da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Santo Agostinho, Wallace Alexandre, a capacitação serve de esclarecimento na hora de realizar atendimento na pediatria. “A informação passada pela Márcia é fundamental. É importante saber identificar, precocemente, qualquer doença e tratar para evitar a internação e a morte”, concluiu.

O AIDPI realiza um trabalho de abordagem e tratamento da prevenção da pneumonia, diarréia, além de doenças que se previnem com vacina, como por exemplo, a malária, entre outras.

 

Por Filipe Cury, com fotos de Geraldo Gonçalves / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444