Termina Semana da Enfermagem em Volta Redonda

Termina Semana da Enfermagem em Volta Redonda

Evento foi promovido pela secretaria municipal de Saúde com o objetivo de homenagear os profissionais

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou, nesta quarta, dia 17, do encerramento da Semana da Enfermagem, realizado no auditório da UGB (Universidade Geraldo de Biase). Entre as atividades realizadas neste último dia estavam duas palestras: “Humanização da Assistência em uma Unidade de Emergência”, ministrada pela enfermeira Sophia Somaio Ceccato; e outra sobre “Enfermagem e Emergência: Aspectos emocionais, éticos e educacionais”, com o enfermeiro Marcelo Viana Marchi. O representante do Cofen na região (Conselho Federal de Enfermagem), Dr. Gilson Clementino Hanszman, também discursou em homenagem aos profissionais da saúde.

A coordenadora administrativa do Cais Aterrado, Raphaela Dalboni, comentou que a realização da Semana da Enfermagem promoveu a integração das equipes. “A Semana da Enfermagem proporcionou momentos de reflexão e troca de conhecimentos entre os profissionais da área de saúde. Foi um  evento motivador para todos os colaboradores e um momento importante para se reciclar, além de valorizar o profissional”, disse Raphaela.

Samuca reforçou a Saúde como uma de suas prioridades de governo. "Quero parabenizar os profissionais de enfermagem que dedicam sua vida ao outro. Para melhorar o atendimento à população temos que investir na enfermagem. Sabemos que na ponta ainda temos problemas, tem a questão salarial também; redimensionamento; 30 horas; salários; mas reforço que a saúde é prioridade do nosso governo. Informo a todos os profissionais de enfermagem que se preparem, pois o concurso público vai ser a cara desse governo. Vocês serão respeitados. Esse é um compromisso e respeito a todos os cidadãos. Serei o prefeito da Enfermagem", disse o prefeito, durante a cerimônia de encerramento.

Semana da Enfermagem

A Semana da Enfermagem começou no dia 10 de maio e contou com atividades realizadas no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, no Hospital São João Batista e na Secretaria de Saúde de Volta Redonda. “Parabenizo a todos os profissionais de enfermagem, vocês são essenciais no dia a dia de uma unidade de saúde. Somos muito agradecidos pelo excelente trabalho que vocês realizam”, disse o diretor geral do HMMR, Aparício Bezerra Junior.  

“Ficamos muito felizes de poder reunir a equipe do Hospital do Retiro durante a realização da Semana da Enfermagem, pois foi um momento de confraternização também. Nossa equipe é um exemplo e eu fico muito satisfeita pelo trabalho de todos”, comentou a gerente de Enfermagem do HMMR, Arielly Villarinho.

Dedicação e amor à Enfermagem

O enfermeiro Marcio Corrêa de Oliveira trabalha há 18 anos no Hospital do Retiro. Ele trabalha desde o início do hospital e conta que foi admitido logo após seu estágio no HMMR e que se sente honrado em poder ajudar os pacientes. “Pra mim é muito gratificante passar na rua e algum paciente me reconhecer. Eu procuro sempre prestar um ótimo atendimento a todos, quero fazer a diferença na vida das pessoas”, disse o enfermeiro.

Para o Diretor Médico do HMMR, Caio Larcher, o trabalho da equipe de enfermagem é fundamental. “A equipe de enfermagem é o principal elo entre o médico e o paciente. Vocês são o maior elo que nós temos, por isso agradecemos o trabalho de cada um de vocês”, disse Dr. Caio. 

A psicóloga Maria do Socorro fez uma apresentação sobre humanização, no HMMR e abordou temas que acontecem no dia a dia das unidades de saúde. Ela levou o público a refletir sobre atitudes simples no cotidiano, mas que fazem uma grande diferença na vida de pacientes, familiares e entre os profissionais de saúde.  

O subsecretário de Saúde Rafael Magno Galvão, também parabenizou às equipes de enfermagem de Volta Redonda. “Conheço as equipes de enfermagem de nossa rede de saúde, sei que são equipes aguerridas e preparadas, por isso desenvolvem um ótimo trabalho. A realização da Semana da Enfermagem foi pensada para vocês como um agradecimento por tudo que vocês representam. A Enfermagem está ligada diretamente ao paciente e o apoio a vocês é fundamental”, afirmou Dr. Rafael.   

Por Simone Freitas, com fotos de Gabriel Borges Ascom / VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444