Grupo de trabalho é formado para apontar as políticas públicas para a Defesa e Proteção dos Animais em Volta Redonda

Grupo de trabalho é formado para apontar as políticas públicas para a Defesa e Proteção dos Animais em Volta Redonda

 

Ideia surgiu depois do encontro do prefeito Samuca Silva com ONGs de Defesa e Proteção dos Animais 

 

O prefeito Samuca Silva recebeu nesta terça-feira, dia 23, representantes de três ONGs de proteção de animais de Volta Redonda (Vira Lata, Amigas dos Bichos e SPA), além da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Eles apresentaram ao chefe Executivo municipal propostas de políticas públicas que garantam o bem estar e a segurança dos animais de Volta Redonda. O encontro aconteceu no Palácio 17 Julho. Os principais pontos apresentados foram: Campanha de Educação; Castração; Adoção; e Fiscalização para evitar crimes contra os animais. 

 

 

“Nossa conversa com a prefeitura sempre era através do Ministério Público. Agora, já é um grande avanço ser recebido pelo prefeito”, destacou Liz Guimarães, diretora da ONG Vira Lata. A advogada Alexasandra Fernandes, presidente da comissão da OAB, complementou: “A judicialização é o último caso. Adotamos a prática do diálogo sempre”.        

 

Durante o encontro foi formado um grupo de trabalho para desenvolver os principais pontos da política pública e as diretrizes para a criação do Conselho de Proteção dos Diretos dos Animais. O grupo será formado por representantes das três ONGs; Ordem dos Advogados, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Educação; Planejamento; Saúde; Guarda Municipal e Delegacia Civil, além de três membros da sociedade civil. Todas elas terão titulares e suplentes. 

 

“Muitos políticos escondem o Plano de Governo quando são eleitos. Eu não. Guio as nossas ações de governo pelos compromissos que assumimos na eleição. E a política pública de Defesa e Proteção de Animais está no nosso plano”,disse Samuca Silva. A reforma administrativa, enviada semana passada à Câmara Municipal, prevê a criação da Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

 

“Sabemos da atual dificuldade financeira. Muitas das nossas ações, porém, envolvem apenas boa vontade do poder público”, resumiu Igor Reis Mathias, diretor da ONG SPA. Para ele, o grande desafio é a conscientização da população. O prefeito Samuca Silva, por sua vez, deixou à disposição a Secretaria Municipal de Educação das ONGs para realizarem trabalhos preventivos. Ele também convidou as entidades a participarem da próxima edição da Rua de Compras, que acontecerá na Avenida Sávio Gama, no Retiro, na véspera do Dia dos Namorados (11 de junho).              

 

 

Por André Aquino com foto de Gabriel Borges

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444