Sorteio de apartamentos do 'Minha Casa, Minha Vida' é realizado em Volta Redonda

        Cerca de 500 pessoas lotaram nesta sexta-feira (dia 14) o Ginásio José Alves (Zinho), no bairro Santa Cruz, para acompanhar o sorteio dos 224 apartamentos do Residencial Parque do Ingá, primeiro empreendimento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, a ser entregue no Sul do Estado do Rio, e que representa um investimento de cerca de R$ 13,2 milhões. As famílias que participaram do sorteio foram previamente selecionadas a partir de um cadastro feito pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), seguindo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal (CEF) para o programa habitacional. Entre estes critérios estão a renda familiar de 0 a 3 salários mínimos e moradores de áreas de risco. No total, para o programa habitacional do Governo Federal, a Smac recebeu 30 mil inscrições. Para esta primeira etapa do programa em Volta Redonda, foram selecionadas famílias que moravam no Parque Independência, área de risco em Três Poços, e aquelas que estavam no programa Aluguel Social, por terem sido tiradas de moradias em áreas de risco.
        

        O sorteio realizado nesta sexta tem como objetivo definir a ordem de escolha dos apartamentos pelos futuros moradores. As famílias selecionadas puderam visitar o empreendimento na quarta e quinta-feira passadas (dias 12 e 13), e, assim, escolher algumas opções de apartamentos para ocupar. Conforme os nomes forem sendo sorteados, os futuros moradores podem escolher o bloco e número da unidade que desejam ocupar. Se a unidade já tiver sido escolhida, outra opção deve ser selecionada. Estiveram presentes no sorteio das unidades o prefeito Antônio Francisco Neto; o deputado federal Deley de Oliveira; o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco; o presidente da EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda), Paulo Netto, responsável na PMVR por coordenar as obras do programa “Minha Casa, Minha Vida” no município; Fernando Rabelo, superintendente regional da CEF, além de técnicos da Smac e da CEF. 
        

        “Quero agradecer muito ao Governo Federal, à presidenta Dilma Roussef, ao Ministério das Cidades e também a toda a equipe da Smac e da CEF, ao Paulo Netto e todos que participaram deste belíssimo trabalho”, disse o prefeito Neto, que completou: “Com certeza muitas pessoas que estão aqui já tinham perdido as esperanças de ter uma casa própria, então nós agradecemos muito por terem acreditado no nosso governo”. O presidente da EPD-VR lembrou que o objetivo principal do programa federal em Volta Redonda é eliminar as áreas de risco da cidade. “É uma satisfação muito grande ver um trabalho que começou lá atrás, com a escolha dos locais, desapropriações, etc., com o objetivo de erradicar as área de risco no nosso município. São as primeiras 224 unidades de 1,7 mil contratadas, e queremos chegar a 3 mil”, afirmou Paulo Netto.
        

        O secretário de Ação Comunitária lembrou aos futuros moradores para que cuidem bem de todo o empreendimento, e não só das suas residências. “Hoje é um dia de muita alegria para nós. Quando o Governo Federal abriu as inscrições do Minha Casa, Minha Vida em Volta Redonda, recebemos 30 mil inscrições e vocês são felizardos por terem sido selecionados. Peço a vocês que cuidem muito bem, não só da casa de vocês, mas de todo o condomínio, que é de primeira linha”, disse Munir.
        

        Fernando Rabelo ressaltou que a Prefeitura Municipal de Volta Redonda desde o lançamento do programa se movimentou para trazer as unidades habitacionais para a cidade.
        

        “É uma satisfação muito grande estar com vocês hoje, no primeiro sorteio de um empreendimento nosso no Sul Fluminense. Não podemos deixar de mencionar o trabalho das equipes da Prefeitura, que desde o primeiro momento saiu em busca das oportunidades para realizar este projeto. Sem os parceiros municipais a CEF não consegue fazer este programa, e da seleção dos locais até o cadastro das famílias, o trabalho foi muito bem feito”, afirmou o superintendente regional da CEF.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444