Mais de 300 pessoas participaram da XII Conferência Municipal de Assistência Social

Mais de 300 pessoas participaram da XII Conferência Municipal de Assistência Social

Tema central foi a garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS

 

Mais de 300 pessoas participaram nesta quinta-feira, dia 27, da XII edição da Conferência Municipal Assistência Social, que tem como objetivo repensar, em conjunto, as práticas e ações da Assistência Social no município para os próximos quatro anos. O evento, que aconteceu no auditório principal do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado, contou com a presença dos usuários dos serviços da assistência social, lideranças de bairros e políticas, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, secretários municipais, além da equipe técnica da secretaria de Assistência Social do estado.

 

“Com esse conselho, comissão, equipe e representantes da sociedade civil, nós conseguiremos fazer uma cidade ainda melhor, na área da Assistência Social. O momento é muito importante, pois é a partir de agora que nós vamos discutir o nosso planejamento e as nossas ações para os próximos anos. Ainda estamos trabalhando a política planejada pelo governo anterior. A partir do ano que vem, será nossa responsabilidade colocar em prática tudo que decidirmos aqui”, declarou o secretário municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes.

 

Durante o encontro, a subsecretária estadual de Assistência Social, Ana Silvia Vasconcelos, disse que está muito satisfeita com o que encontrou em Volta Redonda. “Às vezes chegamos numa cidade e percebemos que não há uma integração entre o poder público e a sociedade. Aqui está claro que todos estão bem representados e afinados pelo interesse comum. Precisamos fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e este momento é fundamental para este fortalecimento. A gente não fortalece o SUAS se não fortalecer os nossos direitos”, defendeu Ana Silvia.

 

Entre os temas abordados durante a conferência estavam: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas; O acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços; Os benefícios e a transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

O prefeito Samuca Silva reafirmou que o diálogo é uma das bases de governo e as conferências dão voz à população. “Foram realizadas ainda sete pré-conferências, possibilitando acesso da sociedade civil aos temas. Nossa intenção é construir junto”, disse.

Nativânia de Fátima Severino é enfermeira e participou ativamente das discussões e fez perguntas. Ela é mãe de um atendido no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD). “A conferência está sendo um momento de muita importância devido ao cenário político que estamos vivendo, onde assegurar os direitos é uma luta. Como parte de uma sociedade civil, podemos mudar o cenário atual com nossa participação. Tem sido também um momento de aprendizado para atuar mais efetivamente como cidadã, para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados integralmente”, afirmou.

O resultado destas discussões será levado, em outubro, à Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em Niterói e, no fim do ano, na Conferência Nacional, em Brasília.

 

Por Adriana Marins, com fotos de Gabriel Borges

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444