Secretaria de Fazenda de Volta Redonda capacita fiscais

Secretaria de Fazenda de Volta Redonda capacita fiscais

Segundo curso de qualificação foi ministrado no auditório da prefeitura

Dando continuidade à valorização do servidor público, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Fazenda (SMF), realizou nesta segunda-feira, dia 7, mais uma etapa de qualificação dos funcionários. Cerca de 70 servidores, sendo 50 fiscais da SMF, participaram do treinamento ‘100 Projetos para aumentar a arrecadação municipal própria e de repasses constitucionais’, ministrado no auditório da prefeitura das 9h às 17h. De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Norma Chaffin, o treinamento serve para atualizar os funcionários, dentre eles os fiscais tributários e os de atividade social.

“Logo nos primeiros dias de governo, os próprios servidores, nos pediram que realizássemos cursos e qualificação. Então, licitamos e já estamos com o segundo treinamento. Há muitos anos que os funcionários não recebiam essas informações de atualização e não tinham cursos de reciclagem, de novas maneiras de arrecadar. A recepção está sendo ótima e a arrecadação tem mostrado resultado positivo”, explicou Norma, acrescentando que outros cursos estão previstos e que a secretaria já está dando entrada no PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão de Setores Sociais Básicos) do BNDES, o qual terá parte da verba direcionada para cursos de qualificação.

 

O prefeito Samuca Silva reforçou que desde o início do mandato faz questão de investir no servidor público. “Já realizamos um seminário para o servidor e temos a intenção de ter outros, incluindo ai uma escola de governo. Estamos em fase de implantação da Comunicação Interna, que não havia procedimentos na prefeitura e setorialmente, cada secretaria tem buscado qualificar seus servidores. O resultado disso, com certeza, é a melhoria do atendimento ao contribuinte”, disse Samuca.

Dentre os servidores beneficiados com a capacitação está Daisy Nassar, que é diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da secretaria municipal de Fazenda. Segundo ela, o governo municipal está investindo bastante na qualificação dos servidores. “Eram muito escassos os cursos, não tínhamos com tanta frequência. Desde que o Samuca assumiu a prefeitura, o funcionário está sendo valorizado. A gente só consegue crescer e o município desenvolver se os servidores estiverem devidamente capacitados. E aí sim, a gente vai conseguir fazer uma Volta Redonda que a população merece”, afirmou.

O treinamento foi dividido em duas partes, onde na primeira foram apresentados 77 projetos, contendo manuais de procedimentos para aumentar a arrecadação municipal, para serem adotados pelos setores de cadastro, lançamentos, tributação, fiscalização e arrecadação de impostos, taxas e preço público, de dívida ativa e de execução fiscal.

A segunda parte conta com 23 projetos. Foi direcionada para setores de acompanhamento e gerenciamento dos repasses constitucionais de impostos, contribuições, compensações financeiras, fundos de participação e royalties.

Todo o conteúdo foi ministrado pelo professor Carlos Antônio de Souza Coelho, que é financista e tributarista do CIAP (Centro Interamericano de Administração Pública). “O curso tem uma importância fundamental, porque oferecemos informações novas para instrumentalizar, disponibilizar ferramentas jurídicas, fiscais, tributárias, para que o servidor da Prefeitura de Volta Redonda possa buscar meios de receber as sonegações e evasões que ocorrem de grandes contribuintes”, explicou.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444