Dia 26 de abril é o Dia D de vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde

 

        A vacinação contra a gripe – Influenza - começou a ser ofertada em todas as Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF) de Volta Redonda nesta quinta-feira (dia 24 de abril) até o dia 9 de maio. A expectativa é vacinar 49.248 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da campanha e o dia Dia D de Vacinação acontece, no município, no sábado (dia 26). Este ano, a vacinação contra a gripe traz um diferencial: crianças entre seis meses a cinco anos de idade incompletos poderão ser vacinadas. Nesse grupo a expectativa é aplicar 11.040 doses atingindo a meta de 80% prevista pelo Ministério da Saúde. Também devem ser vacinadas gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas, definidas pelo Ministério da Saúde, atingindo a meta de 38.208 referente a 80% deste público alvo.

 

        “A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil, pois esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, principalmente nesses grupos de pessoas priorizados pela campanha”, explicou a coordenadora do Setor de Epidemiologia, Flávia Diogo, convocando a população a procurar as unidades de saúde para se vacinar.

 

        Somente as pessoas comprovadamente alérgicas a ovo e a qualquer componente desta vacina não devem ser imunizadas. Os portadores de doenças crônicas, que não estejam em tratamento nas unidades de saúde, devem obter a prescrição da vacina que deverá ser apresentada no momento da vacinação. 

 

GRIPE - A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

 

        A doença é causada por vírus que têm distribuição global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a influenza cause 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos. Somado ao aumento da mortalidade, as epidemias anuais de influenza geram enorme demanda aos serviços de saúde, grande número de hospitalizações e altos gastos.

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444