Saúde comemora Semana da Amamentação

      

          Várias ações educativas, promovidas pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, marcam a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2014, comemorada de 01 a 07 de agosto.  Palestras, salas de espera com grupos de nutrizes, gestantes e mães, exibições de vídeos, distribuição de panfletos e mural temático são algumas das atividades que serão desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Policlínica da Mulher e Hospital São João Batista, através do seu Banco de Leite Humano.

 

        “Amamentação: Uma vitória para toda a vida!”, é o tema da SMAM deste ano que visa destacar os objetivos do milênio (ODM’s), comprovando a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno para alcançá-los.  “A nossa proposta é estender essa programação educativa até o final do mês para reforçarmos os benefícios do aleitamento e a sua eficácia na conquista dessas metas”, avalia a Secretária Municipal de Saúde, Marta Magalhães.

 

       Acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento são os oitos objetivos do Milênio (ODM’s). “Um conjunto de metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos de 191 países - membros da Organização das Nações Unidas, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver, tendo como foco a prática da amamentação”, declara Marta Magalhães.

 

       PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO– O resultado do estudo de prevalência do Aleitamento Materno em crianças menores de 1 ano, realizado em 2013, nas Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica, revelou a melhoria da prática da amamentação em Volta Redonda. A pesquisa registrou a continuidade do aleitamento materno em 80,6% das entrevistas aplicadas, com a ampliação deste indicador em 93,3% das crianças até quatro meses de vida, e em 88,1% dos menores de seis meses.

 

       Outro dado observado na pesquisa foi à prevalência de 64,1% de aleitamento exclusivo nas crianças até seis meses e de 75,6% nas crianças até quatro meses. “Ainda não atingimos neste indicador o patamar recomendado pela Organização Mundial de Saúde de 100% das crianças menores de seis meses”, avalia a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria, Gina Moraes, acrescentando que as equipes de saúde das unidades estão, de acordo com a sua realidade, desenvolvendo intervenções adequadas para promover o aumento desses índices.

 

       A finalidade do estudo, feito anualmente através da plataforma do FORMSUS/DATASUS, é promover a avaliação continuada das ações de promoção ao aleitamento materno na Atenção Rede de Atenção Básica, Policlínica da Mulher, maternidade e Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista. “O aumento dos círculos de apoio às mães é indispensável para melhorarmos a duração dos índices de amamentação exclusiva no município”, afirma Gina Moraes, ressaltando que o aleitamento materno exclusivo deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida da criança e complementado com os novos alimentos até os dois anos ou mais.

 

        REDE DE APOIO – A rede de incentivo ao aleitamento materno em Volta Redonda é constituída por 12 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), 1 Hospital Amigo da Criança (HSJB), 1 Banco de Leite Humano (HSJB), a Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno, além da implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB.  A garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias é outra iniciativa que também favorece a prática da amamentação.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444