Mostra de Arte do CAPD pode ser visitada até o fim do mês

       A população pode visitar a partir desta sexta-feira, dia 08, a IX Mostra de Artes do Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Capd), que está em cartaz no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília.  A abertura do evento foi na noite de quinta-feira, dia 07, e teve a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, do secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, da coordenadora do Capd, Elizabeth Melo, da diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Denise Alves, além de familiares dos usuários, instrutores das oficinas e convidados para o evento.

 

        Segundo explicou a coordenadora do Capd, Elizabeth Mello, estão expostos 95 trabalhos desenvolvidos durante oito meses nas oficinas de mosaico, desenho, cerâmica, madeira, colagem e bijuteria. “A inspiração desta mostra foram o líder sul africano Nelson Mandela e o pintor francês Henri Matisse, além das cores e objetos de países que participaram da Copa do Mundo 2014”, disse a coordenadora, frisando que participaram da confecção das artes 150 usuários. “O público, ao visitar os trabalhos, conhecerá a nossa técnica, que além de ser produzida com muitos detalhes, ainda tem o aprimoramento e dedicação dos usuários, que são muito talentosos. O resultado deste trabalho nos emociona muito e com certeza vai encantar quem comparecer a exposição”, diz a coordenadora. Ela lembra ainda que durante as visitas que poderão ser feitas até 31 de agosto, os interessados, caso queiram, poderão escolher e reservar as peças que serão vendidas ao término da exposição. “Os valores das peças variam de R$ 50,00 a R$ 800,00 e o que for arrecadado com as vendas é revertido para os usuários em festas e passeios turísticos”, explicou.

 

        O secretário de Ação Comunitária Munir Francisco, disse que o Capd é um dos mais importantes projetos sociais da proteção especial. “É um trabalho que vale a pena investir, pois o resultado nós vemos dia a dia com a felicidade das famílias e dos usuários. Todos crescem muito com este trabalho”, disse Munir, que aproveitou o seu discurso para reafirmar que Volta Redonda é referência no país na assistência social. “Estamos presentes em toda a cidade através dos Centros de Referência da Assistência Social que hoje são 32 unidades, mas até o final do ano serão 36 Cras”, anunciou o secretário. 

 

       Para o prefeito Neto, o projeto de artes desenvolvido no Capd é um exemplo para toda a população. “O que vocês constroem engrandece a nossa cidade. Os usuários têm muita capacidade e talento e merecem os nossos aplausos”, disse o prefeito, que ainda parabenizou todos os profissionais que atuam no Centro-Dia.

 

        A mãe do usuário Marcos Magalhães, Maria da Conceição Neves, contou que seu filho está no Capd há 24 anos.  “Ele começou lixando caixas de madeira e agora ele faz mosaicos e também se dedica a pintura”, disse, elogiando o trabalho do Capd. “Ele melhorou em tudo. Era muito quieto e agora está muito ativo”, completou.  Um mosaico em forma de girassol, esta é a peça construída pelo usuário Robson Rogério de Paiva, 45 anos. “A paralisia infantil me impediu de fazer muitas coisas, como por exemplo, andar de bicicleta, mas no Capd eu aprendi a me ocupar com um trabalho bem legal todos os dias”, disse ele, ressaltando que fica muito orgulhoso com o prestígio do público na mostra. “Eu também parabenizo todos os meus amigos do Capd que fizeram esta exposição”, afirmou.  

 

         O CAPD possui três projetos que atendem atualmente 208 usuários por mês: o Espaço de Convivência para Pessoa com Deficiência, que desenvolve atividades lúdico-recreativas, objetivando a socialização e a promoção de sua autonomia e independência e a melhoria da qualidade de vida; Oficinas Abrigadas de Trabalho (OAT), que também objetiva a socialização, inclusão da pessoa com deficiência e possível inserção no mercado de trabalho; e a Audioteca, que faz empréstimo de audiolivros para pessoas com deficiência visual.

 

       O Espaço das Artes Zélia Arbex, fica na Rua 14, na Vila Santa Cecília. A exposição pode ser visitada das 10 às 19 horas, de domingo a domingo. A entrada franca.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444