Volta Redonda inaugura primeiro Centro de Atividades Múltiplas

 

        Em uma cerimônia acompanhada por cerca de cem pessoas, na manhã desta quinta-feira (dia 14), o prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, entre outros convidados, foi inaugurado o primeiro Centro de Atividades Múltiplas (CAM) de Volta Redonda. A unidade, que fica na Rua 60, nº 2002, recebeu o nome de Sebastião Emiliano Alves, um dos primeiros moradores do bairro Siderópolis. Vários familiares do homenageado, entre filhos, netos e sobrinhos, participaram da cerimônia.  

        Munir Francisco ressaltou que a unidade terá a sua programação construída em conjunto com a comunidade. “Aqui é um mini CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), com uma equipe muito capacitada, que está à disposição de vocês. Vamos construir as atividades desse CAM juntos”, disse o secretário, pontuando que o CAM funcionará como um braço do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Vila Rica (Jardim Tiradentes). Munir também afirmou que hoje, com 32 CRAS, Volta Redonda é a cidade no Estado do Rio com maior número de unidades de assistência social por habitante.   

        O prefeito Neto ressaltou a colaboração da associação de moradores para a implantação do CAM, a dedicação dos funcionários da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e apontou ainda que com mais esta unidade, a secretaria se firma ainda mais como referência em assistência social. “De fato a Smac é referência em assistência social, no Estado do Rio e no Brasil, mas principalmente porque tem uma equipe que a fez ser referência. A agradecemos muito aos familiares do senhor Sebastião Emiliano, que nos permitiram prestar essa homenagem”, afirmou.  

        De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Rosane Marques, o CAM funcionará em conjunto com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Vila Rica (Jardim Tiradentes) “Esta unidade funcionará com o apoio dos técnicos, psicólogos e assistentes sociais do centro social do Vila Rica, que é muito bem estruturado. Para construir um Cras em determinada comunidade é necessário ter a demanda de pelo menos 5 mil famílias, e este não é o caso do Siderópolis, que tem a demanda de 1 mil famílias, por isso, o bairro está recebendo um CAM”, explicou Rosane. O CAM do Siderópolis terá espaços para oficinas para geração de renda, reuniões da comunidade e grupos da melhor idade, além de lazer, atividades de esportes e cultura.


Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444