Operação conjunta fiscaliza cargas perigosas na BR-393

Uma operação conjunta para fiscalizar o transporte de cargas perigosas foi realizada em setembro do ano passado, envolvendo a Coordenadoria de Defesa Civil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a Cruz Vermelha Brasileira e a concessionária Acciona, que detém a concessão da BR-393. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, “a ação preventiva é necessária para que as empresas transportadoras não deixem nunca de cumprir os procedimentos e as rotinas de segurança vigentes, evitando acidentes”, afirmou.


A iniciativa da Defesa Civil, ao propor esta operação, levou em conta o fato de que trafegam diariamente pelo perímetro urbano – num trecho rodoviário de 18 quilômetros de extensão -, cerca de 1.400 caminhões, dos quais 30% transportam algum tipo de material perigoso, dentre os quais cargas perigosas diversas e produtos químicos. Ainda de acordo com Ibiapina, essa operação será realizada periodicamente, em datas a serem definidas.


Na operação de setembro não foi detectada nenhuma irregularidade. A blit z foi feita das 9h às 12h30min, no quilômetro 281 da BR 393, e foram fiscalizados 47 caminhões, sendo 18 de produtos inflamáveis; oito de produtos corrosivos; um de carga mista e 20 estavam vazios.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, numero 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444