Casa de Cultura de Volta Redonda


        O projeto tem entre os seus objetivos descentralizar a arte e a cultura, estendendo suas atividades aos bairros, por meio de Espaços Culturais, onde serão realizadas, entre outras atividades, as jornadas culturais. Os espaços culturais são núcleos de atuação da Casa de Cultura nos bairros, equipados para oferecer as diversas modalidades de oficinas e promover atividades culturais, atendendo alunos, público e artistas locais e servindo como local de convivência cultural. Entre as atividades desenvolvidas nesses espaços estão as oficinas culturais e as jornadas culturais.  
        O Casa da Cultura visa à preservação da memória sócio-cultural e histórica, a valorização da arte e a produção de conhecimento sobre o Município de Volta Redonda; a promoção de atividades culturais e educativas que subsidiem o  desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens; a promoção da qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho; além de desenvolver projetos que promovam, o entretenimento e convívio social, a geração de renda para comunidades carentes em um processo de integração entre jovens, adultos, portadores de necessidades especiais e idosos.
        O projeto Casa de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a  Secretaria Municipal de Ação Comunitária, oferece oficinas de teatro, dança contemporânea e de salão, violão, desenho e pintura e cerâmica.       
        As oficinas estão sendo realizadas por professores de nossa cidade e ocorrem nos Centros de Referência da Assistência Social, no Memorial Zumbi, na Universidade Geraldo di Biase (UGB) e no Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa). 
        O Casa de Cultura disponibilizou 6215 vagas em turmas pela manhã, tarde e noite e têm duração média de 1h40min.  As aulas são gratuitas para crianças a partir de 7 anos de idade.
        Com este projeto, a cidade começa a viver um grande momento na área cultural. A população está vendo a cidade viver cultura todos os dias.
        A intenção do Governo Municipal é oferecer 10 mil vagas no segundo semestre deste ano de 2009.