EPD

A Evolução  da  EPD/VR

         "Muito antes da EPD/VR ser uma empresa, era um órgão da assessoria do Prefeito, com relação a informatização de dados.

        Nessa época era usado um computador de grande porte da Burroughs Corporation, denominado de B500 e logo em seguida o B3500 que eram máquinas que ocupavam grande  espaço físico.

        Em  15 de julho 1983, foi inaugurado a Empresa  de Processsamento de Dados pelo Prefeito Benevenuto dos Santos Neto e foi instalado o melhor computador de grande porte da Burroughs que existia na época: O B6900.

        Em 1998, já em outra administração essa máquina, foi substituída pelo A3, que era a mais nova linha de computadores de grande porte da Burroughs. Essa máquina atendeu bem as necessidades da empresa naquele tempo, mas além de ocupar muito espaço físico era muito dispendiosa com relação ao gasto de energia.

        Em 1991 foi instalado outro computador de grande porte, paralelo ao A3. Eram os computadores da “Digirede”, com isso foi possível otimizar bem os serviços das Secretarias da Prefeitura, principalmente a  Secretaria de Fazenda.

        Em 1994, já numa era mais moderna da informática, as duas  máquinas citadas acima, foram desativadas e deram lugar ao último computador de grande porte que atendeu as necessidades máximas da EDP/VR. Esse computador é o A7 da UNISYS, que em alguns lugares do Brasil ainda tem alguma função, como auxiliar de rede e etc.

        Foi  com a chegada dessa máquina que se criou o sistema de rede com todos os órgãos da Prefeitura.  O A7, atuou  nos processamentos da EPD/VR até aos anos de 2000, quando a microinformática já na era moderna, dominou todo o mercado da informática e está aí até hoje atendendo as necessidades de todos. “

 

Texto gentilmente elaborado por Boabdil de Sousa

 

EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DE VOLTA REDONDA - EPD/VR

Praça Sávio Gama, n°. 53 - Aterrado - Volta Redonda - RJ | CEP: 27215-620

Tel: (24) 3339-9065 / (24) 3339-9066 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.