Farmácia Popular será inaugurada

Farmácia já tem o maior índice de idosos cadastrados

    A Farmácia Popular de Volta Redonda, que é a nona unidade do Estado do Rio e a terceira no interior, será inaugurada hoje. A inauguração está marcada para as 11 horas e vai ser feita pela governadora Rosinha Matheus. O ato deverá contar também com a presença do secretário estadual de saúde, Gilson Cantarino e do presidente do Instituto Vital Brazil, Oscar Berro. A farmácia está localizada na Avenida Sete de Setembro, no Aterrado. 
    Com a implantação da Farmácia Popular de Volta Redonda, os idosos da cidade e de mais 11 municípios vizinhos serão beneficiados com medicamentos a R$ 1. 
    Segundo o agente de desenvolvimento local da ADL (Agência de Desenvolvimento Local), Marcelo Cezar Moreira, o cadastramento antecipado dos idosos superou as expectativas do Instituto Vital Brazil, já que conseguiu bater o recorde dos efetuados nas farmácias populares de outras cidades. 
    “Tivemos 40 mil cadastramentos na região, sendo que a maior quantidade foi na cidade, com 22 mil cadastros”, disse Moreira, ao falar sobre o índice alcançado. “A farmácia que tinha sido inaugurada com mais cadastros (até então) tinha 11 mil, enquanto aqui conseguimos 40 mil. Pelo IBGE, tem 80 mil idosos em toda região. A expectativa do Instituto Vital Brazil era que alcançássemos 10 mil e superamos esse percentual”, disse o ADL. 
    Nelson Gonçalves afirmou que grande parte do êxito se dá pelo convênio firmado entre o Instituto Vital Brazil e a AAP-VR (Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), pelo qual houve o cadastramento automático do idosos da associação e que teve apoio do. 

    PLACAS - Após as autoridades descerrarem as placas de inauguração, haverá um show com o grupo musical Exporta Samba, do Rio. Marcelo Moreira disse que já a partir da tarde de hoje a farmácia estará em funcionamento para os idosos que quiserem utilizar o serviço. 
    “Quem já está cadastrado e tem o receituário médico poderá estar adquirindo o medicamento. Outra novidade é que o receituário vale por 90 dias. Sendo assim, quem tiver uma receita que já foi dada há um mês também poderá obter o medicamento”, afirmou.
    A Farmácia Popular de Volta Redonda funcionará para idosos com 60 anos ou mais durante todos os dias, exceto feriados, de 8 às 17 horas. O local vai oferecer 44 tipos de medicamentos produzidos por laboratórios farmacêuticos públicos para as doenças mais freqüentes na terceira idade, como cardiopatias, glaucoma, diabetes, hipertensão e antibióticos, vitaminas e outros. A farmácia vai atender também idosos dos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Valença. Para isso, deve ser apresentado um comprovante de residência, identidade e receita médica da rede pública (hospitais, postos de saúde e rede do SUS) com o nome genérico do medicamento.

Governadora participa de programa no bairro Retiro

    Após inaugurar a Farmácia Popular, no bairro Aterrado, por volta das 14 horas, a governadora Rosinha Matheus, acompanhada de uma comitiva com cerca de 200 secretários, estará às 14 horas no Ciep Glória Roussim, na Rua Jaraguá, no bairro Retiro. A presença das autoridades no bairro servirá para marcar o município como o primeiro no interior do Estado a receber o programa “Pertinho de Você” - programa itinerante, pelo qual a governadora presta contas sobre a atuação do governo em diversas regiões do Estado.
    O programa foi reiniciado no último mês, na Zona Oeste do Rio. Assim como lá, em Volta Redonda a governadora vai falar sobre as ações do governo no município e em outras cidades da região, como Resende, Quatis, Rio das Flores, Valença, Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Barra Mansa, Itatiaia e Porto Real. Rosinha deverá ainda anunciar novos programas e obras para a região durante o evento.
    Segundo o agente de desenvolvimento da ADL (Agência de Desenvolvimento Local), Marcelo Cezar Moreira, a população contará ainda com 46 serviços sociais gratuitos, a partir das 8 horas da manhã. A expectativa é que o programa possa reunir cerca de cinco mil pessoas carentes.
    “As pessoas poderão fazer corte de cabelo, retirar a primeira via da carteira de identidade. Na área da saúde, poderão contar com dentistas e médicos que farão a aferição de pressão dos moradores. Haverá ainda animação cultural para as crianças”, disse Moreira.

Notícia atualizada dia 05/08/04 às 10:40

Fonte: Diário do Vale e Equipenet

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, numero 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444