Projeto Ecoóleo
O QUE FAZER COM O ÓLEO DE COZINHA USADO ?

        Você já parou para pensar para onde vai o óleo de cozinha que é jogado pelo ralo da pia ?

        Saiba que ele seguirá para as redes de esgoto, sendo despejado em rios e mares, poluindo as águas e, consequentemente, matando os peixes e a flora destes locais.

        Cada litro de óleo jogado no esgoto ou na rede de águas pluviais, tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa ao período de 14 anos!

        O óleo é mais leve que a água e fica na superfície criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação,comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática. Isso contribui para a ocorrência de enchentes.

        E tem mais: essa contaminação gera graves problemas de higiene e mau cheiro, atraindo baratas e ratos, prejudicando ainda o funcionamento das estações de tratamento de água.

        O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar esse material e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa e que ainda aumenta consideravelmente os custos dos Serviços de Água e Esgoto da nossa cidade . E, se você optar por jogar no chão ou enterrar este óleo, além da questão de higiene, o solo será contaminado e em conseqüência, haverá a contaminação do lençol freático.

        Preocupado com este problema ambiental, o Governo Municipal incentivou, através do Banco da Cidadania, a criação da ECOÓLEO – Associação de Coletores de Resíduos Líquidos e Sólidos, gerando trabalho , renda e preservando o meio ambiente. Desde o dia 15 de agosto de 2007, a ECOÓLEO está trabalhando junto das 130 escolas de nossa cidade ( Municipais, Estaduais e Particulares) , orientando os alunos, funcionários e professores , através de palestras, cartazes e folhetos.
        As escolas estão sendo cadastradas, recebendo bombonas plásticas ( com lacre de segurança ), e serão remuneradas por cada litro de óleo vegetal coletado. Todas as pessoas que estão conscientes deste problema ambiental e quiserem ajudar, podem armazenar o óleo usado, já frio, em garrafas tipo PET, de preferência transparentes, e depois doarem nas escolas do seu bairro.

        É importante lembrar que não poderão ser aproveitados óleos minerais ( de oficinas, de carro e tipo Nujol ).

        Os condomínios, bares, pensões, lanchonetes, restaurantes, pastelarias, buffets, hotéis ou aqueles estabelecimentos que trabalhem com qualquer tipo de frituras, também poderão doar para a Escola de sua preferência. É só entrar em contato com a ECOÓLEO, que receberão orientações sobre armazenagem e coleta. Além de resolverem o seu problema de destinação desses resíduos , as pessoas ajudarão as escolas e as empresas receberão ainda um SELO AMBIENTAL da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. É importante esclarecer que a ECOÓLEO só irá pagar pelo óleo coletado através da Rede de Ensino!

        Todo óleo coletado servirá de matéria-prima para a produção de biodiesel por uma empresa de Volta Redonda.

       Para maiores informações e cadastro, ligue:
       DISQUE ECOÓLEO: 3339-4226.
       De segunda à sexta-feira, das 8:00h às 18:00h.
       Sábados das 8:00h às 12:00h
       Endereço: Rua Vereador Francisco Evangelista Delgado, 1355 - São Cristóvão.

<<voltar