Warning: include(../menu/topo.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/sms/boletim/2_12_10.php on line 39 Warning: include(): Failed opening '../menu/topo.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /var/www/html/sms/boletim/2_12_10.php on line 39

Boletim eletrônico
Volta Redonda – nº 03/2010 – Secretaria Municipal de Saúde.

LaboratÓrio Municipal recebe Certificado de Qualidade

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, certifica com grau de Excelência o Laboratório Municipal referente a avaliação anual de 2010.
Os investimentos realizados no Laboratório Municipal possibilitaram uma melhora significativa nos serviços prestados pela unidade a partir de algumas ações pontuais resultantes desse processo de reestruturação. Confiram: 

Resultados de exames pela Internet – Com o novo software implantado no Laboratório Municipal os resultados dos exames já podem ser acessados pela Internet através do site do www.portalvr.com. O acesso pode ser feito com total segurança e privacidade próprio usuário – com protocolo e senha individualizada.

Mensagem de texto pelo celular – Agora os usuários recebem em tempo real uma mensagem de texto (torpedo) pelo celular informando que o resultado do seu exame está disponível no site do portalvr ou na sua Unidade de Saúde de origem.

Ampliação do Parque Tecnológico - A aquisição de equipamentos automatizados, com interfaceamento, tem possibilitado ao Laboratório Municipal dobrar a sua produção de exames, diminuindo assim o tempo na entrega de 70% dos resultados em até 48 horas.

Quimioluminescência - Volta Redonda é pioneira no interior do estado.
A incorporação da quimioluminescência no Laboratório Municipal coloca-o no patamar de grandes capitais brasileiras. O conjunto dessas ações possibilitou a autonomia de 97.7% dos exames solicitados na rede, reduzindo substancialmente a compra de exames terceirizados e permitindo a redução no custeio do Laboratório Municipal.

Descentralização da coleta de exames – A coleta de exames já está funcionando em cinco UBSF: Água Limpa, Siderlândia, Santo Agostinho, Volta Grande e São Geraldo. O objetivo da SMS/VR é ampliar a descentralização para todas as Unidades de Saúde da Rede Básica, viabilizando assim o acesso com maior comodidade a população.



Os dados que comprovam essa afirmativa são do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) do Ministério da Saúde (MS) que colocam o município:

  • No ranking nacional - no 97° lugar dentre os 5457 municípios brasileiros;
  • No ranking estadual -  no 2° lugar dentre as 12 cidades com mais de 200 mil habitantes;
  • No ranking regional - Volta Redonda encontra-se em 1° lugar.

Os investimentos equivalem a 4,02% das despesas totais de R$ 6.336.063,64 aplicados em saúde no município no período de 2009.




I FÓrum Municipal de PrÁticas Integrativas e Complementares


Acontece no dia 21/12, das 9h às 17h, o I Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento é direcionado aos profissionais da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF), da Média Complexidade e das Áreas Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR), tem como objetivo promover a implementação das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

As Práticas Integrativas e Complementares fazem parte de uma Política Nacional do Ministério da Saúde que visa oferecer uma abordagem diferenciada na assistência prestada, caracterizada como um processo de escolha da população assistida pelo SUS. Em Volta Redonda, dentre as Práticas Integrativas, já estão implantadas a homeopatia e a terapia comunitária. A fitoterapia e a acupuntura encontram-se em desenvolvimento para a implantação no município.



CAPS Vila EsperanÇa expÕe trabalhos das oficinas terapÊuticas

O Programa de Saúde Mental, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vila Esperança, promove até o dia 03/12, no Clube Foto-Filatélico, a exposição dos trabalhos das oficinas terapêuticas da unidade com o tema “Oficina Terapêutica como Instrumento de Reinserção Social”.
A exposição, que começou no dia 29 de novembro, tem como objetivo a valorização da produção intelectual e cultural dos portadores de transtornos psíquicos para o fortalecimento dos seus direitos de cidadania e a efetiva melhoria da sua qualidade de vida.

As peças expostas contemplam as oficinas terapêuticas, como ecológica, temática, de jornal, caixas, círculos e expressões, tricotando a gente se entende, dentre outras. A exposição está aberta de 3ª a 6ª feira, das 8h às 17h, para visitação. O clube Foto-Filatélico fica situado na rua 19 A, n° 21- Vila Santa Cecília.



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR) lança no dia 12/12, das 8h às 14h, o Programa de Atenção Integral a Saúde do Homem (PAISH). O evento comemorativo será das 8h às 14h, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, com o lançamento da campanha “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”. Na programação encontro com o grupo de motociclistas Falcões de Aço, exibição de filmes educativos e stands com diversos serviços oferecidos a saúde do homem, além de muita música e alegria.

A proposta do programa é sensibilizar o sexo masculino para a necessidade de cuidar da sua saúde, já que as estatísticas apontam que de cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. E que os homens vivem sete anos menos em média do que as mulheres. Considerando que a saúde é um direito social básico e de cidadania, a SMS/VR disponibiliza os serviços de saúde oferecidos pela Rede de Atenção Básica, Média Complexidade, Rede de urgência e Emergência do município para a melhoria da qualidade de vida dessa clientela.

 


Atividades educativas marcam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS – 1° de dezembro, foi marcado no município através de ações educativas que aconteceram na Praça da Prefeitura, das 8h às 12h, e também nas Unidades da Rede de Atenção Básica (UBS e UBSF). No decorrer das atividades houve a distribuição de camisinha e de material educativo, enfocando o tema “Somos Iguais, Preconceito Não”.

O objetivo foi promover as iniciativas de combate ao preconceito e à discriminação das pessoas contaminadas pelo vírus HIV, além de reforçar a necessidade da prática de sexo seguro com o uso de preservativo. O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização das Nações Unidas visando diminuir o estigma em relação à doença e estimular a promoção da solidariedade com os soropositivos em todos os continentes.

 


REGISTROS


SeminÁrio de CapacitaÇÃo do Conselho Gestor de Unidades de SaÚde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram nos dias 11 e 12 de novembro o 1° Seminário de Capacitação do Conselho Gestor de Unidades Básicas de Saúde (UBS e UBSF) que aconteceu das 8h às 17h30, no Teatro Jesus Moreira Maciel – no Colégio João XXIII.  O objetivo foi capacitar os 350 conselheiros dos Conselhos Gestores implantados nas 42 Unidades da Rede de Atenção Básica de Saúde do município- UBS e UBSF - para o exercício pleno de suas funções na gestão participativa do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro dia do evento foi voltado aos Conselheiros das Unidades do Distrito Sanitário Norte. O segundo dia para os conselheiros das Unidades do Distrito Sanitário Sul. Os temas abordados enfocaram o fortalecimento do Controle Social e o Pacto pela Saúde. Com a implantação dos Conselhos Gestores nas Unidades da Rede de Atenção Básica a SMS/VR promove a efetivação do controle social e garante a participação popular nas definições das ações de saúde no município.

PROGRAMAÇÃO - Além das presenças do Prefeito Neto, da Secretária de Saúde, Drª Suely Pinto, e do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elias José da Silva, o Seminário contou também com a participação dos representantes do Conselho Nacional de Saúde, Dr. Arnaldo Marcolino da Silva Filho, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Dr. João Helvécio, e do Ministério Público Estadual, Drª Carla Carruda que integraram a mesa temática sobre o Controle Social no SUS – O Pacto de Gestão em Defesa do SUS. Em seguida ocorreram debates, grupos de trabalhos e a plenária final com a eleição e nomeação dos Conselhos Distritais. No decorrer da solenidade de abertura do evento houve ainda a entrega ao Conselho Municipal de Saúde das chaves de uma viatura destinada aos trabalhos da entidade.


AÇÃo educativa comemora Dia Mundial do Diabetes


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR), através do Programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) e da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, promoveu no dia 25 de novembro, das 7h às 9h, no Ginásio da Ilha São João, um bate-papo informal voltado aos cuidados com a saúde na prevenção e tratamento do diabetes.
Cerca de 200 pessoas - integrantes das atividades físicas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), participaram da atividade que enfocou o diabetes – prevenção e tratamento, e a alimentação saudável como item importante no controle da doença. Esses temas foram abordados, respectivamente, pela médica Zaira Mansur, e a nutricionista Paula Balbi.  
Além das palestras, houve ainda a oferta de serviços de verificação de pressão arterial e teste de glicemia.  A atividade foi relativa ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro.




Campanha de PrevenÇÃo do CÂncer GinecolÓgico supera meta de exames programados e atinge cobertura de 120%


A Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR), através do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), promoveu de 22 a 27 de novembro a 2ª Etapa Anual da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico direcionada às mulheres de 25 a 59 anos, inclusive gestantes. A campanha superou a meta de preventivos programados atingindo uma cobertura de 120% com a realização de 3.352 exames de

Papanicolau. A meta programada era de 2.800 exames.
Um total de 39 Unidades da Rede da Atenção Básica – UBS e UBSF, mais a Policlínica da Mulher participaram da campanha que envolveu mais de 300 profissionais de saúde e teve como objetivo promover o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de colo do útero e de mama.




Combate a dengue

  • Curso de atualização para médicos e enfermeiros da Rede de saúde do município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR) promoveu nos dias 1° e 2 de dezembro o curso de Atualização Técnica para Atendimento aos pacientes com suspeita de dengue para a capacitação de médicos e enfermeiros das Redes de Atenção Básica (UBS e UBSF), de Urgência e Emergência e Hospitalar da Rede Pública, com participantes também de profissionais de saúde da rede privada.

O curso ocorreu das 9h às 17h, no Hotel Dexter, foi ministrado pela professora da Faculdade de Medicina/UFF e Assessora de Planejamento da FMS/RJ/MS, Drª Sonia Zagner, e a representante da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, a enfermeira Valeria Oliveira Monteiro. A ação consiste em uma das estratégias do Plano de Contingência Municipal para o enfrentamento de uma possível epidemia de dengue na região Sul Fluminense no próximo ano.




UBSF SiderlÂndia promove palestras educativas para distribuiÇÃo de Caderneta do Adolescente

Cerca de 100 alunos das Escolas Municipais João Paulo e Wandyr de Carvalho participaram nos dias 26 e 27 de novembro das palestras educativas promovidas pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Siderlândia voltadas para a distribuição da Caderneta de Saúde do Adolescente. Sexualidade, alimentação saudável, gravidez na adolescência, imunizações, saúde bucal e dicas sobre saúde e comportamento foram alguns dos temas abordados nas palestras realizadas pela equipe da unidade que contou ainda com sorteios de brindes.

A caderneta de Saúde do Adolescente é uma ação do Ministério da Saúde que tem como proposta esclarecer dúvidas e acompanhar o desenvolvimento dos jovens, como também incentivá-los a cuidarem mais da sua saúde para uma maior qualidade de vida. No município esse trabalho está em desenvolvimento, desde o mês de agosto em 20 Unidades de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Coordenadoria Estadual de Educação, integrantes do Programa Saúde na Escola.


AGENDA

I FÓrum Municipal sobre Ouvidoria

Nos dias 07 e 08 de dezembro acontecerá o I Fórum Municipal sobre Ouvidoria visando à sensibilização para uma escuta qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento terá como público alvo os profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica, Média Complexidade, Hospitais, Urgência e Emergência, controle social e das Ouvidorias da SMS/VR. O primeiro dia será no auditório da Prefeitura e no segundo dia no Espaço Saúde e Cidadania – no Estádio da Cidadania.