Secretaria de Saúde lança Cartilha Alimentação Saudável

 

 

 

     A Secretaria de Saúde de Volta Redonda lança nesta quarta, 9, a partir das 11h, no auditório da Prefeitura Municipal, a Cartilha Alimentação Saudável.  Com 24 páginas, a cartilha é mais uma ferramenta que será disponibilizada aos profissionais de saúde das Unidades da Rede da Atenção Básica para a promoção da mudança de hábitos alimentares das famílias do município.

   “O objetivo é instrumentalizar as equipes das unidades para que através do processo de educação em saúde as pessoas se conscientizem da importância de práticas alimentares saudáveis para uma maior qualidade de vida”, informa a Secretária Municipal de Saúde, a psicóloga Marta Magalhães, esclarecendo que a principio serão produzidos 2.500 exemplares da cartilha para atender aos grupos educativos desenvolvidos pelas unidades de saúde.

     A iniciativa da Secretaria visa também atender a diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) que busca promover um trabalho intersetorial com a missão de transformar escolhas saudáveis em escolhas alimentares e de atividade físicas acessíveis às pessoas.

    Segundo a Coordenadora da Área Técnica de Nutrição (ATAN) da Secretaria, a nutricionista Paula Balbi de Melo Hollanda Coordeiro, essa diretriz é resultado da Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde, aprovada pela 57ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em 2004, e que vem mobilizando os governos, profissionais de saúde, setor privado, mídia, sociedade civil e organizações não governamentais.

   “As mudanças nos modos de vida das famílias tiveram profundos impactos na saúde da população”, explica a Coordenadora, ressaltando que o baixo consumo de frutas, legumes e verduras está entre os 10 principais fatores de risco associados à ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, como excesso de peso, colesterol alto e hipertensão. “São por esses motivos que o incentivo a esses alimentos tem sido priorizado”, acrescenta.

    Dados da OMS apontam que até 2,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente no mundo se o consumo de frutas, legumes e verduras fosse adequado. “Esses alimentos substituem a comida com altas concentrações de gorduras saturadas, açúcar e sal, fornecem ao organismo componentes protetores”, recomenda Paula Balbi, enfatizando que a proposta da Cartilha é também alertar que as escolhas alimentares e as formas como os alimentos são adquiridos e preparados podem aumentar a oportunidade para uma vida mais saudável, feliz e ativa.

CARTILHA -  Numa linguagem de fácil compreensão, a Cartilha contém informações  diversas sobre alimentação saudável, a diferença entre alimentos e nutrientes, autocuidado e higiene dos alimentos, além da alimentação nas fases da vida e de receitas práticas, nutritivas e deliciosas para as refeições diárias.  “É uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam realmente adquirir hábitos mais saudáveis, sem esquecer que qualquer movimento de mudança começa dentro de cada um”, lembra a nutricionista, concluindo que “ter um peso saudável e uma saúde plena está ao alcance de todos. Basta querer”.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.