Encerramento dos cursos de especialização do Sírio Libanês

 

     109 profissionais de saúde da região do Médio Paraíba foram beneficiados pelo projeto

 

         A cerimônia de encerramento dos cursos de especialização da 2ª edição do projeto “Gestão da Clínica no SUS” para a região do Médio Paraíba, desenvolvido através de parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde, realizada na última terça, 10, reuniu profissionais de saúde e educadores de todo o Médio Paraíba, no Centro Cultural e Histórico do UniFOA, no bairro Três Poços, em Volta Redonda. O curso visando à capacitação de profissionais da rede pública de saúde contou com 109 profissionais de saúde aprovados nas três modalidades oferecidas pelo projeto: Regulação em Saúde no SUS; Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

      Em sistema semipresencial, o curso que teve início em agosto de 2013, sendo concluído este mês, abordou propostas inovadoras que tiveram como resultado final 12 projetos aplicativos de intervenção na realidade nas áreas de gestão, atenção em saúde e educação em saúde.  “Esses projetos poderão ser implantados nos municípios do Médio Paraíba e representam um grande ganho para o fortalecimento do SUS regionalmente”, disse a Secretária de Saúde de Volta Redonda, a psicóloga Marta Magalhães. A apresentação dos projetos foi feita após a solenidade de encerramento.

         A 2ª edição do projeto “Gestão da Clínica no SUS” conta, ainda, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde – CONASS, e de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e de instituições de ensino superior do país. Volta Redonda foi à única cidade a sediar esta etapa do projeto no Estado do Rio de Janeiro por ser detentora de uma rede SUS potente, com atividades de formação e parceria com instituições de ensino. Essa condição favoreceu a participação dos demais municípios do Médio Paraíba nos cursos oferecidos pelo projeto.

       A escolha do Centro Universitário do UniFOA para a realização dos cursos de especialização foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda e ocorreu pela instituição ofertar o curso de medicina e garantir a contrapartida para o desenvolvimento das atividades inerentes ao projeto. Essa parceria possibilitou ao UniFOA receber do Hospital Sírio Libanês, sem custo para a instituição,  o CMIRA -  um Programa de apoio às Escolas que visa o aperfeiçoamento dos alunos do curso de medicina.  “Com a concretização desta etapa do projeto, conseguimos propiciar a qualificação da gestão e da clinica no SUS, como também ampliar o acesso e a integralidade do cuidado aos usuários do SUS na nossa região”, avaliou Marta Magalhães.

 CERIMÔNIA – Durante a solenidade de conclusão do curso Vanessa Chaer, gestora do Curso de Especialização do Projeto de Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde, elogiou a iniciativa dos participantes e parabenizou pela maioria ter conseguido concluir o curso. “Essa região foi a que registrou o menor número de desistências durante o curso, revelando o anseio do grupo em querer se aperfeiçoar ainda mais”, ressaltou Vanessa. O vice presidente da Região do Médio Paraíba e Secretário de Saúde de Itatiaia, João Ferreira de Lima, também lembrou a importância do aperfeiçoamento técnico e profissional. “Acredito e defendo sempre o processo educativo buscando aperfeiçoar nossos conhecimentos garantindo melhor qualidade do atendimento em saúde pública”, concluiu Lima.

     A médica e coordenadora da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda, Neuza Jordão, também reforçou a lista dos que defendem o aperfeiçoamento profissional. “Parabenizo o interesse desse grupo em se aperfeiçoar e buscar fazer o melhor para que todos que dependem do nosso trabalho sejam bem assistidos”, completou Neuza Jordão, cujas palavras foram reforçadas ainda pela Reitora da UniFOA, Cláudia Yamada Utagawa. “O Sirio Libanez acreditou e apostou na nossa região para realizar esse curso que abre portas buscando melhorias na saúde pública. Parabenizo a todos por esse trabalho em parceria que uniu universidade e poder público”, enfatizou a reitora da UniFOA.

 

       Já a Secretária Municipal de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães, ao elogiar e parabenizar os participantes do curso, falou da importância de parcerias no fortalecimento do SUS. “O SUS ainda tem muito a construir e para isso é fundamental a existência de um quadro profissional cada vez mais qualificado e atualizado”, ressaltou a secretária, lembrando da antecessora a médica Suely Pinto, que foi uma das incentivadoras para a realização desse curso na região. “Nossa cidade faz história e parabenizo aos gestores compromissados em liberar profissionais para um curso dessa importância”, finalizou Marta.  

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.