Seminário Regional discute uso das boas práticas no pré-natal, parto e nascimento

 

 

 

     Volta Redonda sediou na manhã da última quarta-feira, 13, o 1º Seminário Regional do Médio Paraíba da Rede Cegonha, que aconteceu nas dependências da UFF - no Campus Aterrado. Mais de 350 pessoas, entre profissionais, professores e alunos da área de atenção à saúde materno infantil e gestores dos municípios da região participaram do evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Comissão Intergestores Regional (CIR) do Médio Paraíba.

    “O Seminário chega para sensibilizar os representantes dos municípios participantes quanto à necessidade de atuarem como multiplicadores das informações disponibilizadas visando à mudança de suas práticas no cotidiano”, explicou a Secretária Executiva da CIR do Médio Paraíba, Sonia Regina Machado, ressaltando que o evento teve como objetivo estimular e identificar multiplicadores para o uso das boas práticas no pré-natal, parto e nascimento.

      A representante do Ministério da Saúde, Rosane Siqueira, que participou da mesa de abertura, parabenizou a organização do evento, destacando a sua importância para a maior qualificação dos serviços visando à implantação da Rede Cegonha na região. “Sabemos que essa mudança não é uma tarefa fácil, por isso consideramos essa discussão fundamental por priorizar o profissional de saúde, através das boas práticas, como o principal agente transformador para o êxito deste modelo assistencial”, avaliou.

      Para a assessora Rosa Maria de Jesus, que estava no evento representando a Secretária de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães, o evento atuou como um momento para se repensar como as “nossas práticas podem ser mais seguras, humanizadas e qualificadas na área materno - infantil”. Ela também enfatizou a importância da participação no Seminário de todos os municípios da região e parceiros da Rede Cegonha e dos alunos e profissionais em formação.

REDE CEGONHA- Instituída pelo Ministério da Saúde, a Rede Cegonha atua como um modelo de atenção para a organização da rede de atendimento à saúde da mulher e da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses. A implantação do projeto visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento   reprodutivo,  à atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério,  e às   crianças  o  direito   ao nascimento   seguro,   crescimento   e desenvolvimento saudável, que tem entre os seus principais impactos positivos,  a redução da mortalidade materna e infantil.

PROGRAMAÇÃO -  A Assessora Técnica da área de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), Amanda Almeida Mudjalieb, fez uma contextualização da Rede Cegonha no Médio Paraíba,  apresentando o plano de ação regional, as diversas portarias e os componentes que normatizam a implantação do projeto. Ela também explicou que o Médio Paraíba encontra-se na terceira fase de operacionalização para a implantação definitiva da Rede Cegonha.

        “Essa fase inclui a contratualização dos pontos de atenção, quando o gestor, diante dos planos de ação regional e municipal pactuados, realizará o contrato de gestão com seus prestadores para a implementação dos serviços, e a instituição do Grupo Condutor Municipal, com apoio técnico da SES/RJ”, informou, ressaltando que ao todo são cinco as fases de operacionalização da Rede Cegonha: diagnóstico e adesão; desenho regional; contratualização dos pontos de atenção, qualificação dos componentes e certificação.

    Após essa abordagem, a  mesa redonda do evento que teve como tema principal as Boas Práticas no Pré-natal, Parto e Nascimento – um desafio, prosseguiu com a participação do diretor clínico da maternidade Sofia Feldman de Belo Horizonte, João Batista Marinho de Castro Lima, da consultora do Ministério da Saúde da Política Nacional de Humanização do Estado do Rio de Janeiro, Leda Amar de Aquino, e da enfermeira Obstetra da Casa de Parto David Capistrano /RJ, Edymara Tatagiba Medina.

     O público alvo do Seminário foram os profissionais da rede de atenção, das maternidades, estudantes da área de atenção à saúde materno-infantil, e os gestores dos doze municípios da região Médio Paraíba, formada por Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.