Vacinação contra a gripe começa dia 4

      Todas as Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica estarão até o dia 22 de maio ofertando a vacina

 

     A vacinação contra a gripe – Influenza - começa a ser ofertada em todas as Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF) de Volta Redonda a partir desta segunda-feira, dia 4, seguindo até o dia 22 de maio.  A expectativa é vacinar 62.158 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da campanha, cujo dia Dia D de Vacinação será sábado, 16 de maio.

    Podem ser vacinadas crianças entre seis meses a cinco anos incompletos, que correspondem a 13.880 doses aplicadas. Também devem ser vacinadas gestantes, em qualquer idade gestacional, que devem somar 2.543 doses aplicadas e mulheres no período pós-parto (até 45 dias), cujo total está estimado em 418 pessoas. Idosos com 60 anos ou mais constituem o grupo com maior número de vacinas a serem aplicadas, estimando-se 32.919 pessoas.

    Dentro do público alvo constam ainda profissionais de saúde – somando 3.465 trabalhadores -, portadores de doenças crônicas – 8.462 pessoas – e pessoas privadas de liberdade, estimados em 471 detentos. Para todos esses grupos a meta definida pelo Ministério da Saúde é atingir 80% do público alvo. Para isso, todas as UBS e UBSF estarão abertas de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, para atender usuários.

    O objetivo desta campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza, que é uma doença  respiratória de origem viral e, vem se tornando um problema de saúde pública no Brasil. “Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, principalmente, entre idosos e crianças”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Marta Magalhães,  convocando a população a procurar as unidades de saúde para se vacinar.

    A vacina contra a gripe é contraindicada somente para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ocorrida em doses aplicadas anteriormente. Não devem ser vacinadas também pacientes com alergia grave relacionada ao ovo. Para serem imunizadas as crianças deverão apresentar, nas unidades de saúde, caderneta de vacinação. Já os trabalhadores do setor da saúde, deverão estar munidos de documento atestando atividade profissional, podendo ser crachá, carteira do órgão representante de classe, entre outros.

     Para as gestantes o documento necessário a ser apresentado no ato da vacinação é o cartão de pré natal, com informações sobre a data do parto. Portadores de doenças, que não estejam em tratamento nas unidades de saúde, devem obter a prescrição da vacina a ser apresentada no momento da vacinação. 

 

GRIPE - A cada ano a gripe pode apresentar forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.