Pré-Conferência de Saúde do DS Norte reúne mais de cem pessoas

 


•         Evento é uma das etapas preparatórias da 10ª Conferência Municipal de Saúde que acontece nos dias 26,27 e 28 de junho


A Pré- Conferência Municipal de Saúde do Distrito Sanitário (DS) Norte reuniu no sábado, 30, no Teatro do Colégio João XXIII, no Retiro, mais de cem pessoas - entre gestores, comunidade, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Volta Redonda. O evento, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, foi uma das duas etapas preparatórias da 10ª Conferência Municipal de Saúde que acontece nos dias 26,27 e 28 de junho, nas dependências do Escritório Central e da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Vila Santa Cecília, e terá como tema principal “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.


“A efetivação do controle social para o desenvolvimento da saúde é um dos mais importantes princípios do SUS. Essa pré-conferência se consolida como um espaço democrático de discussão e elaboração de propostas do Território Norte que serão apresentadas na 10ª Conferência Municipal de Saúde visando à melhoria do sistema de saúde da nossa cidade”, disse a Secretária Municipal de Saúde, a psicóloga Marta Magalhães.


A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzia Quintino, avaliou o evento como um momento de críticas, sugestões e de escuta das demandas de todos os setores e segmentos da área de abrangência do DS Norte. Ela ressaltou a ausência de parte da comunidade no evento. “Esperava que o nosso chamado fosse atendido por todos, pois somente através da participação popular é que vamos fortalecer ainda mais o SUS e garantir a saúde que queremos para o nosso município”, acrescentou.


MESA TEMÁTICA - A programação do evento contou com uma mesa temática que abordou a “Participação Comunitária, Planejamento e Gestão do Cuidado em Saúde”, pela médica Angela Guidoreni, da equipe de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Ela reforçou a posição da presidente do Conselho de Saúde, reafirmando que a pré-conferência é um espaço que deve ser bem aproveitado pela comunidade.  “A Conferência Nacional de Saúde começa aqui. Esse é um espaço de todos, principalmente da juventude, para juntos, repensarmos a saúde não só do nosso município, mas também a do nosso país” completou a médica. Em sua explanação convidou os presentes a refletirem sobre seus direitos e, sobretudo, seus deveres, dentre eles os de cidadania e de participação.


Outro ponto também destacado pela médica são os desafios enfrentados pelo SUS nos dias atuais, caracterizado pela cultura da medicalização e de que o cuidado em saúde está centrado apenas no profissional médico. Ela lembrou ainda que a saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, que implica em considerar o indivíduo como um ser integral e a necessidade de ações intersetoriais e interdisciplinares no sentido de criar condições de vida saudáveis. “Avançamos muito, mas ainda há muito por fazer. Não podemos retroceder”, ressaltou, questionando os participantes para a necessidade de defesa de um modelo assistencial em saúde que garanta acesso universal, equidade, qualidade de vida e participação popular nas decisões.


A Secretária de Saúde, Marta Magalhães, também participou da mesa temática do evento apresentando o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na construção de um SUS de qualidade.  Ao destacar a estrutura de funcionamento da rede pública de saúde no município, ela enfatizou a importância da informação como um princípio de cuidado e de cidadania aos usuários do SUS. “É através da informação que eles podem ter acesso ao fluxo e serviços disponibilizados pelo nosso sistema de saúde”, ressaltou.
 

No seu discurso ela também apontou a necessidade dos militantes do SUS se manterem atentos ao momento pelo qual passa o país na investida de retirada de direitos, esclarecendo que está em discussão no Congresso a PEC 451, que viola o direito à saúde e promove a segmentação do SUS.  “ Por isso é de fundamental importância os espaços de discussão das pré-conferências e da Conferência Municipal de Saúde. Serão através deles que vamos tirar propostas para fortalecer o SUS e dizer NÃO a todas as iniciativas contra a democracia social, a dignidade das pessoas e os interesses populares em relação à saúde”,  revela Marta Magalhães.


PROPOSTAS-  Cinco eixos temáticos foram discutidos na Pré-Conferência do DS Norte – Participação da comunidade, controle social, reformas democráticas e populares do Estado; Gestão do cuidado e modelos de atenção: acolhimento, humanização; Direito à saúde: acesso e qualidade da atenção; Valorização do trabalho e da educação em saúde, ciência, tecnologia e inovação do SUS; Gestão do SUS, financiamento e relação público - privado.  Os grupos de trabalho discutiram os temas apresentados, referendaram as ações propostas no Plano Municipal de Saúde 2014/2017 e, inseriram novas propostas, de interesse da comunidade local, que serão apresentadas na 10ª Conferência Municipal de Saúde para aprovação da plenária. Essa mesma pauta de discussões será apresentada na Pré- Conferência do Distrito Sanitário Sul, que acontecerá no dia 13 de junho, das 8h às 12h, no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no Aterrado.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.