Pré-Conferência Municipal de Saúde do DS Sul

 

 

Representantes de diversas entidades participaram, na manhã de sábado, 13, da Pré-Conferência Municipal de Saúde do Distrito Sanitário (DS) Sul, realizada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde. O evento, que aconteceu na UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), Aterrado, foi direcionado à comunidade, entidades públicas e trabalhadores da saúde e teve como objetivo traçar metas e propostas a serem apresentadas na 10ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece nos dias 26,27 e 28 de junho, no Escritório Central e na UFF, campus Vila Santa Cecília.

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a Pré-Conferência Municipal de Saúde do Distrito Sanitário (DS) Sul, focou cinco temas debatidos pelos grupos de trabalho: Participação da comunidade, controle social, reformas democráticas e populares do Estado; Gestão do cuidado e modelos de atenção: acolhimento, humanização; Direito à saúde: acesso e qualidade da atenção; Valorização do trabalho e da educação em saúde, ciência, tecnologia e inovação do SUS; Gestão do SUS, financiamento e relação público - privado.

A secretária municipal de saúde, Marta Magalhães, ao participar da abertura do evento, apresentou o trabalho desenvolvido pela SMS, na construção de um SUS de qualidade, além de pontuar os desafios enfrentados pela saúde pública na atualidade. Marta Magalhães aproveitou o evento para convidar a população a defender os avanços obtidos por esse sistema ao longo dos anos e pediu apoio contra a aprovação da  PEC – 451, Projeto de Emenda Constitucional, propondo, entre outras medidas, a garantia a plano de assistência à saúde, oferecido pelo empregador em decorrência de vínculo empregatício, na utilização dos serviços de assistência médica.

- Considero este Projeto de Lei um retrocesso histórico na consolidação do SUS, pois tal proposta coloca em risco o princípio da universalidade que garante o cuidado a toda a população atendida pelo Sistema Único de Saúde  – reforçou a secretária de saúde.

Ao falar dos investimentos realizados na atenção básica da SMS, a secretária enfatizou ainda que “precisamos garantir a integralidade do cuidado a seus usuários e defender essa potente máquina de atendimento que garante uma saúde pública de qualidade a população”. As declarações da secretária foram reforçadas pela médica Ângela Guidoreni, que abordou o tema “Participação Comunitária, Planejamento e Gestão do Cuidado em Saúde”.

Para explanar esse assunto, a médica lançou mão de citações defendidas por personagens que ganharam destaque na história do país, como Frei Leonardo Boff, o sociólogo Hebert José de Souza, o Betinho, além do médico Sérgio Arouca, que defenderam, ao longo de suas trajetórias, a importância de se estabelecer a relação de cuidado entre as pessoas.

- É deste SUS que estamos falando, ou seja, um sistema de saúde, onde muitas vezes não receitamos remédios, não fazemos suturas, mas acolhemos nossos pacientes e nos inserimos ao cotidiano deles – completou a pediatra. A Pré- Conferência do DS Sul contou  também com a presença de representantes da UFF (Universidade Federal Fluminense) e do UniFOA (Centro Universitário da Fundação Oswaldo Aranha).

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE – Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde se consolida como um espaço democrático que tem como objetivos principais avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. As suas deliberações visam orientar o governo na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações prioritárias para a cidade.

A participação popular é de fundamental importância para o êxito da 10ª Conferência que deve contar com a presença dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da Saúde, dos gestores, trabalhadores e dos prestadores de serviços de saúde. As inscrições para participar como delegado  na 10ª Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda, seguem até 19 de junho, das 8h às 12h, das 14h às 16h, no Conselho Municipal de Saúde, localizado na Av. Paulo de Frontin (ED. Plaza Business Center), nº 590 – 15º andar, sala 15011, no Aterrado.

Vale ressaltar que os delegados, devidamente inscritos, terão direito a participar da eleição para escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde. Mais informações pelo telefone (24) 3339-2146.

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.