Leishmaniose Visceral

  • Experiência de Volta Redonda é destaque em Congresso da Abrasco

     A experiência no controle de leishmaniose visceral, será apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através da Vigilância Ambiental,  durante  11º  Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), na Universidade Federal de Goiás, nesta sexta-feira, 31. O tema será abordado durante a mesa de debates sobre Aspectos Programáticos e Epidemiológicos no controle de Doenças Infecciosas.

     A coordenadora da Vigilância Ambiental da SMS/VR, a médica veterinária, Janaina Soledad, que representa o município,  ira apresentar o trabalho, que enfoca a integração entre os serviços de vigilância em saúde do município e a atenção básica, um dos fatores facilitadores para o desenvolvimento das ações de controle da doença, que se iniciaram à partir da primeira notificação de casos caninos e humanos no município. 

     - Esta apresentação é nossa oportunidade para levarmos a experiência, do município, para todo o país,  mostrando que na nossa cidade conseguimos analisar, de forma crítica, os desdobramentos da integração dos serviços no controle da leishmaniose visceral – ressaltou Janaina Soledad, lembrando que o tema central do Congresso é “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o Desafio do SUS Universal”.

     Ao explicar a atuação em Volta Redonda, Janaina Soledad, ressalta  que após a notificação de casos  de leishmaniose visceral em Volta Redonda a Vigilância Ambiental  desenvolveu medidas de controle juntamente com as Unidades de Saúde da Família dos locais com a presença da doença. As ações foram acompanhadas de perto pelos Agentes Comunitários de Saúde, que seguiram orientações dos veterinários e Agentes de Endemias, durante visitas às residências.

     Nesta abordagem foram realizadas ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, tais como inquérito sorológico canino, além de pesquisa da presença do vetor da doença e atividades de educação em saúde. O resultado desta parceria foi considerado pela Vigilância Ambiental, como sendo satisfatório, uma vez que a presença dos agentes comunitários facilitou o acesso às residências, e um maior entendimento e sensibilização da população local, em relação às ações realizadas.

     Outro ponto positivo foi o fato de que a participação de toda a equipe da Estratégia Saúde da Família, no  bairro, permitiu maior adesão ao tema, facilitando detectar possíveis novos casos da doença.  “A troca de informações acerca dos casos, a presença e as medidas de controle do vetor, na localidade, é de primordial importância, pois permite que esta população esteja permanentemente informada acerca dos riscos da doença, relativamente nova na região do Médio Paraíba, onde a cidade de Volta Redonda possui importância estratégica pela sua localização e desenvolvimento econômico”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.