Saúde da criança de Volta Redonda é destaque no Congresso do CONASEMS

     A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda apresenta os avanços obtidos pela Rede Municipal de Aleitamento Materno, durante o XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontece entre os dias 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Com o tema “Perspectivas da Gestão Municipal: O Pacto Federativo nas Regiões de Saúde”, o evento será enriquecido por cursos, debates através de mesas redondas, oficinas, painéis, encontros socioculturais, entre outros.

     A apresentação da SMS/VR será ministrada pela médica e assessora de gabinete da SMS/VR, Rosa Maria de Jesus Silva, que participará do painel “Saúde da Criança: Desenvolvimento na Primeira Infância”, abordando a experiência do município através da apresentação do tema “Vamos peitar essa ideia: Rede Municipal de Aleitamento Materno”.  Nesta exposição também será exibido o trabalho registrado em vídeo e produzido pela Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS/VR, que apresenta a Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno de Volta Redonda.

     Este trabalho já foi, inclusive, premiado pelo Ministério da Saúde (MS), durante Mostra Nacional da Atenção Básica, em 2014, além de ter sido publicado na Revista Brasileira de Saúde da Família/Atenção Básica, divulgada pelo MS- Veja foto em anexo.  Para a Secretária Municipal de Saúde, a psicóloga Marta Magalhães, essas ações enfatizam a importância da garantia de mecanismos de apoio às gestantes e mães visando aumentar a duração do tempo da amamentação exclusiva. “Para assegurar o sucesso do aleitamento materno, as mulheres necessitam de apoio e incentivo, diariamente, em casa, nos serviços de saúde e na comunidade”, ressaltou Marta Magalhães.

     A rede de incentivo a amamentação é constituída por 12 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), o Hospital Amigo da Criança (HSJB), o Banco de Leite Humano (HSJB), a Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno. A implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB , das práticas de humanização no cuidado ao parto e nascimento na maternidade pública,  aliada a garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias, são iniciativas que também favorecem a prática da amamentação.

NA DIREÇÃO CERTA- O resultado das ações implementadas no município pode ser medido pelo Inquérito de Prevalência do Aleitamento Materno, aplicado nas Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF). Esta amostragem revelou que a prática do aleitamento materno, em crianças menores de um ano de idade, vem sendo ampliado no município. Indicadores registram que 72,1% dos entrevistados afirmaram dar continuidade ao aleitamento em crianças nesta faixa etária. A pesquisa aponta ainda que, entre crianças com quatro meses de vida, este indicador é ainda maior, chegando a 88,5% e nos menores de seis meses a 82,9%. A pesquisa de amamentação aconteceu entre o período de 03 de novembro a 20 de dezembro, de 2014, realizada nas 42 unidades de saúde da Atenção Básica.

     Na análise por tipo de aleitamento a pesquisa revela prevalência de 61,3 % de Aleitamento Materno Exclusivo, nas crianças com até seis meses de idade e 73,9 %,  nas crianças com até quatro meses. Outro item em destaque se refere aos motivos que levaram as mães a desmamarem seus filhos. O resultado revela que a maioria das entrevistadas citou a insuficiência, na produção de leite, 52,2%, situação que pode ser evitada ou superada com o apoio das equipes de saúde no manejo da amamentação. 

     A garantia da extensão da licença maternidade para 180 dias é outra iniciativa, inclusa neste relato, que visa favorecer a prática da amamentação no município, juntamente com a implantação da Cartilha da Amamentação e do blog – Canal Amamentação VR - ferramentas importantes para o processo de educação permanente dos profissionais de saúde envolvidos com o aleitamento materno e para a educação em saúde com gestantes e lactantes.  As atividades comemorativas da Semana Mundial de Amamentação trazem para as unidades de saúde a perspectiva de discutir com a comunidade ações de intervenção adequadas para o alcance da meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde - 100% das crianças menores de seis meses em aleitamento materno exclusivo.

AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL – Outra ação do município no incentivo à amamentação é a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, projeto do Ministério da Saúde que apoia as equipes de saúde na instrumentalização de seus profissionais através da inserção de rotinas de trabalho para a promoção do aleitamento materno como prática alimentar segura. O projeto está em fase de desenvolvimento, com a ampliação do quadro de facilitadores capacitados para a sua implantação definitiva.

     - Nossas equipes de saúde trabalham incessantemente para manter altas taxas de cobertura vacinal, reduzir cada vez mais os índices de mortalidade infantil, aumentar a oferta de triagem neonatal, realizar rigorosa vigilância nutricional e orientação alimentar adequada para o desmame – conclui a médica Rosa Maria de Jesus Silva.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.