Começa dia 1º de outubro a Campanha Prevenção Câncer Uterino e de Mama

 

     A Secretaria de Saúde de Volta Redonda realiza a 2ª etapa anual da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo Uterino e de Mama que começa no dia 1º e vai até o dia 30 de outubro, das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF) e na Policlínica da Mulher. A ação, que marca a participação do município no movimento Outubro Rosa, contemplará a oferta de exames de preventivo (papanicolau) para as mulheres de 25 a 65 anos, inclusive gestantes, e de mamografia para aquelas acima de 40 anos.

     O objetivo é promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução de mortalidade por câncer de colo uterino e de mama. A meta é realizar três mil preventivos e 1,5 mil mamografias. O atendimento será através de agendamento prévio e de demanda espontânea, de acordo com oferta de vagas em cada unidade. “As nossas unidades vão funcionar também no sábado, dia 24, para facilitar o acesso das mulheres que trabalham no decorrer da semana aos exames de prevenção”, informa a Secretária Municipal de Saúde, Marta Magalhães.

     O lançamento da campanha será no dia 1º, com abertura às 11h, no 2º andar do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, com a presença da Secretária de Saúde Marta Magalhães. Neste dia será montado no local, das 9h às 21h, um stand com painéis informativos, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre como fazer o auto exame da mama.  As pessoas que participarem da ação irão receber laçinhos rosas que simbolizam a adesão ao movimento Outubro Rosa. A campanha contará ainda com a adesão da CDL (Câmara de Diretores Lojistas) de Volta Redonda.

SEMINÀRIO- A realização no dia 19, de um Seminário, aberto aos profissionais de saúde e a sociedade civil, das 9h às 12h, no espaço da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, também faz parte da programação do Outubro Rosa. A proposta é discutir as estratégias de prevenção dos cânceres de mama e de colo uterino no município que, segundo a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, a médica Juliana Monteiro, quando detectados precocemente têm até 100% de chances de cura. “A informação é um instrumento de suma importância na batalha contra essas doenças que associada às condutas preventivas atuam como recursos e intervenções para as mudanças de atitude visando à prevenção e detecção precoce de casos”, conclui a médica.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.