Novembro Azul mobiliza público masculino

 

 

 

 

      As programações da Campanha de incentivo à saúde masculina:  o Novembro Azul, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, não param. No decorrer desta semana, a SMS, através da Área Técnica de Saúde do Homem, realizou reuniões com profissionais de setores da Prefeitura Municipal de Volta Redonda e de empresas privadas. O mais recente encontro para debater a importância da promoção à saúde do sexo masculino, aconteceu na Secretaria Municipal de Obras.

      Este evento reuniu pelo menos 70 profissionais da SMO que acompanharam as orientações apresentadas pelo enfermeiro Giuliano Exposito El da Silva, gerente da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), Siderlândia. À exemplo dos demais grupos, o público alvo da campanha – homens com idades entre 20 e 59 anos –, aproveitou para sanar dúvidas sobre formas de prevenção às doenças, em especial o câncer de próstata. A maioria indagou sobre a eficácia do exame de PSA para detectar possíveis alterações na próstata, além de fatores que podem levar a impotência.

     - Nossas reuniões buscam chamar atenção dos homens sobre a importância do cuidado com a saúde e lembramos a este público que além do câncer de próstata o Ministério da Saúde cita várias causas de adoecimento e morte desta população, conforme a faixa de idade – ressaltou o enfermeiro Giuliano.

     Durante as palestras o enfermeiro Giuliano lembra ainda que, a mortalidade por doenças cardiovasculares, é a principal causa de morte em homens adultos e mais velhos, enquanto as  mortes por acidentes e, outros tipos de violência, preponderantemente, atingem homens  jovens. A equipe de saúde chama também atenção do público para estatísticas bem próximas, onde dados da SMS/VR revelam que cerca de 80% dos cânceres de próstata, diagnosticados em Volta Redonda, se referem a indivíduos com mais de 60 anos de idade.

     A Campanha  Novembro Azul, teve origem em um movimento pela saúde desse gênero , iniciada na Austrália em 2003. Esta Campanha que se espalhou por vários países, no Brasil se juntou às iniciativas do Ministério da Saúde, alguns anos após o lançamento da Política Nacional de Saúde do Homem em 2009.  

AGENDA DE ATIVIDADES –  Para cumprir a agenda de atividades da Saúde do Homem, as Unidades de Saúde da Atenção Básica e também os hospitais, desenvolvem diversas atividades de promoção e assistência que serão intensificadas nesta ultima semana do mês, sendo que as Unidades do Açude I, Açude II, Jardim Cidade do Aço, Retiro I e Siderlândia funcionarão, neste sábado, dia 28, das 8:00 às 17:00 horas, como estratégia de facilitação do acesso ao usuários.

      A porta de entrada preferencial para esse público é a Atenção Básica de Saúde, nas quais o público poderá ter desde medidas simples como uma aferição da pressão arterial,  avaliação do índice de massa  corporal até medidas preventivas  específicas como diagnóstico e  tratamento para algumas doenças

      As Unidades de Saúde estarão ainda realizando: salas de espera e palestras de orientação visando incentivar hábitos saudáveis, práticas de exercício físico e alimentação adequada, além de consultas clínicas e procedimentos tais como medida antropométrica, PA, controle de glicemia, entre outros.

        Já a UBSF Roma I realizará também avaliação odontológica durante toda a semana. A UBSF Siderlândia desenvolverá atividades comunitárias com jogos interativos e corte de cabelo e a UBSF Vila Mury, vai realizar um café da manhã,  no dia 26/11/15, palestra e atividade articulada com o CRASS do território, no dia 28/11/15. A UBSF Roma II também disponibilizará o teste rápido de HIV, assim como a UBSF São Geraldo com atividade de corte de cabelo.

      

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.