Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

1ª Conferência Macrorregional define a participação de 32 delegados para a etapa estadual

 

     Mais de 180 representantes dos municípios de abrangência do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) do Médio Paraíba I e II e da Baia da Ilha Grande participaram da 1ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que aconteceu na última  quinta, 08, no Auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no Aterrado. O evento, etapa regional para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, teve como objetivo difundir a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, como também promover a ampliação e a efetivação do controle social, além de incentivar a discussão de propostas relativas à saúde do trabalhador entre as cidades participantes para a etapa Estadual da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.

     Para a Secretária de Saúde Marta Magalhães foi de extrema relevância o fato de Volta Redonda realizar essa conferência pela história de luta travada aos longos dos anos em defesa dos trabalhadores. “O momento foi oportuno para se pensar e definir propostas capazes de fazer com que a Política Nacional de Saúde do Trabalhador seja colocada em prática, assim como o processo de trabalho na vida de cada indivíduo”, avaliou, ressaltando que a saúde do trabalhador tem que fazer parte efetiva da agenda do gestor para a garantia da melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e social dos trabalhadores.

    Já a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Amorim, enfatizou a importância da Conferência como um espaço para a discussão e implementação de propostas para a maior inserção da mulher no mercado de trabalho e a sua valorização. “Nas últimas décadas as mulheres têm lutado para combater a opressão e a desigualdade também no mundo do trabalho”, disse.  O coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) do Médio Paraíba I, o engenheiro Luiz Carlos Rodrigues, o Imperial, elogiou o empenho e esforço em conjunto dos municípios envolvidos para a realização da conferência.

    “Estamos satisfeitos com o resultado da Conferência e temos a certeza que os 32 delegados eleitos para a etapa estadual, que será nos dias 28,29 e 30 de maio, representarão bem a região e defenderão com êxito as propostas deliberadas neste evento”, disse o Coordenador, revelando que as 10 propostas aprovadas envolvem vários temas, dentre eles a participação do controle social, através da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, a implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o repasse financeiro para a vigilância da Saúde do Trabalhador nos municípios.

Programação – No período da manhã, a programação da Conferência reuniu duas palestras. A primeira sobre a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o seu financiamento, ministrada pelo Assessor de Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilâncias em Saúde do Ministério da Saúde (SAVS/MS), Roque Manuel Veiga. A outra exposta pelo técnico do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (SES/RJ), Jorge de Almeida Curcio, que abordou o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na área da saúde do trabalhador e da trabalhadora. As discussões dos grupos temáticos, com apresentação e definição de propostas, ocorreram no período da tarde. 

    O evento foi uma realização do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), através da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda. Contou também com as presenças das Coordenadoras do CEREST do Médio Paraíba II, Regina Maria Nascimento Quaresma, e da Baia da Ilha Grande, Ana Lidia Miranda, e dos representantes do Conselho Nacional de Saúde, Elias José da Silva, da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzia Aparecida da Silva Quintino, e de outros representantes dos conselhos municipais de saúde da região.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.