Saúde e Educação no combate a dengue

 

 

 

 

     Pelo menos 98 diretores de escolas da rede municipal de Educação participaram de uma capacitação sobre a Campanha 10 Minutos Contra a Dengue. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR), através da Vigilância Ambiental, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Niterói. Além de diretores estiveram presentes professores, profissionais de creches e coordenação da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda).

      A implantação da Campanha 10 Minutos contra a Dengue vai contar com parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. A ação será desenvolvida dentro das escolas e inserida no cotidiano dos alunos. A meta é envolver os estudantes para que os mesmos venham a atuar como multiplicadores de informações  junto aos familiares e à comunidade. As atividades na rede de ensino vão contar com o reforço de cartazes e materiais educativos de combate à dengue, distribuídos pela SMS.

    - Esta campanha tem como foco a sensibilização e a mobilização popular, onde através da prevenção, podemos eliminar os possíveis criadouros do mosquito evitando que novas pessoas adoeçam – ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina Soledad, lembrando que demais setores da administração pública também deverão participar desta parceria.   

    Durante a palestra a coordenadora da Vigilância Ambiental lembrou que a educação é o principal foco da campanha e que somente a utilização de componentes químicos não impedem a proliferação do mosquito da dengue. Ela enfatizou que a mudança de hábitos da população é fundamental para que novos focos do mosquito sejam eliminados. “Somos os protagonistas dessa campanha que para surtir efeito positivo precisa ganhar adesão das pessoas que se tornarão vigilantes no combate a dengue”, ressaltou Janaina.

EM AÇÃO – Através da parceria com demais setores do poder público e  privado, também envolvendo as representações da sociedade civil,  a  Secretaria Municipal de Saúde, pretende evitar aumento nos índices do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), realizado de 02 a 06 de junho, onde foi contabilizado um índice de 2,2% de infestação pelo mosquito da dengue, considerado de médio risco. Esse percentual foi considerado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, preocupante, uma vez que os índices apresentados pelo LIRAa, no inicio do ano, foi de 1.1%  e em março de 1.6%.

    Alertando para riscos de uma epidemia no futuro a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, convocou a comunidade escolar a aderir à campanha. “Todos podem contribuir para reduzir  e melhorar o cenário da dengue em 2015, evitando uma epidemia da doença no município – alertou a secretária, lembrando que “Não há como acabar com o mosquito, mas que é possível o controle do vetor”.

     A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, também reconheceu que o município vive um momento delicado em se tratando de dengue. Ela considerou, inclusive, que a orientação sobre o assunto é fundamental para que os educadores possam transmitir a situação para os alunos e suas famílias.

   - A parceria Saúde e Educação é muito importante, pois são duas áreas de grande relevância para a população – ressaltou a secretária de Educação, lembrando que as ações estratégicas da Campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue, serão implementadas através do departamento pedagógico da SME. 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.