Vacinação contra Sarampo e Pólio é prorrogada

 

 

 

  Campanha vai até o dia 12 de dezembro, em todas as UBS e UBSF do município

 

     A Campanha de Vacinação Infantil contra Sarampo e Poliomielite foi prorrogada até o dia 12 de dezembro. Neste período todas as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Volta Redonda continuarão vacinando, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, as crianças com seis meses a cinco anos incompletos. A prorrogação, segundo a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, ocorreu em virtude das baixas coberturas obtidas nos estados e municípios do país que não atingiram a meta de vacinação de 95% do público alvo da campanha. 

     Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já para o sarampo a faixa etária é de um ano até cinco anos incompletos. Com o tema “Vem pra Turma da Vacinação” a campanha promove ainda a atualização do cartão de vacinação das crianças contra as seguintes doenças: casos graves de tuberculose, hepatites A e B, difteria, tétano, coqueluche, infecção por hemofilus tipo B, infecção por rotavirus, pneumonias, infecções por meningococo, caxumba, rubéola e varicela.

BAIXA ADESÃO - Dados do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Volta Redonda apontam que no município, das 13.768 crianças que devem ser vacinadas contra pólio, foram aplicadas até o momento 10.739 doses, representando 78% da vacina ministrada para esse grupo. Contra o sarampo já foram aplicadas 9.808 doses, o que equivale a 80,99% de cobertura do total de 12.110 crianças que devem ser vacinadas.

      A convocação é para que os pais e responsáveis levem seus filhos a uma unidade de saúde mais próxima da sua casa para serem vacinados. “A vacinação é importante para garantir a saúde e evitar complicações que podem deixar graves sequelas nas nossas crianças”, alerta a Secretária Municipal de Saúde, Marta Magalhães, ressaltando que entre as complicações do sarampo estão a otite média podendo levar a surdez, a conjuntivite grave, com ulceração da córnea capaz de ocasionar cegueira, e as pneumonias. 

    “A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil,  a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos”, explica Marta Magalhães. Ela reforça a importância da vacinação para a manutenção da erradicação da pólio e do sarampo no Brasil. “Isso só ocorrerá se os pais permanecerem sensibilizados em proteger a saúde das nossas crianças”, conclui.

 

.

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.