Projeto de Fitoterápicos recebe recursos do Ministério da Saúde

 

 

 

 

Município é uma das 19 cidades beneficiadas e investimento vai atender usuários das Unidades de Saúde

 

     Volta Redonda é uma das 19 cidades a serem beneficiadas com recursos do Ministério da Saúde, destinando R$ 460.779,40 para o Setor de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - medicamentos obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. O recurso, que ainda não esta disponibilizado, será empregado na produção de duas espécies medicinais: Mikania glomerata Spreng, mais conhecida como Guaco, utilizadas, principalmente, nos tratamentos de doenças do aparelho respiratório.

    Já a Cymbopogon citratus Stapf, com o nome popular de Capim Limão, nos casos diagnosticados com transtornos de ansiedade. Uma vez funcionando, a produção deverá atingir, em dois anos, 50 mil mudas das duas espécies, a serem cultivadas no laboratório de cultura de tecidos, localizado no IFRJ/Pinheiral. A partir desse investimento o município deverá ainda ganhar, em um ano, autonomia em produção de mudas e fitoterápicos a serem ofertados pela rede pública de saúde.

     Com a liberação do recurso do MS, pelo menos cinco setores serão beneficiados, de imediato. Um deles é o laboratório para beneficiamento de drogas vegetais em funcionamento na Cooperativa PROALT, localizado na Fundação Beatriz Gama, que deverá ser reestruturado e conta com parceria da UFF (Universidade Federal Fluminense), no beneficiamento das plantas medicinais. O resultado da produção será destinado aos usuários das UBSF  (Unidades Básicas de Saúde da Família), do município, através de consultas com profissionais de saúde.

    Outra parte do recurso será destinada à capacitação de 120 profissionais da rede pública de saúde de Volta Redonda, como médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares de saúde bucal. O projeto consiste na realização de estudo e diagnóstico do cultivo para produção orgânica integrada em larga escala, considerando o manejo adequado de plantio e colheita de guaco e capim limão.

    A coordenadora do Programa de Praticas Integrativas e Complementares da SMS/VR, Fabíola Martins explicou que a seleção destas mudas levou em consideração diversos fatores como: o fato das espécies serem aclimatadas na região; as áreas de cultivo que possuem um histórico de possibilidades de desenvolvimento socioeconômico; além da prevalência de enfermidades passíveis de intervenção com o uso destas drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos, principalmente as doenças do aparelho respiratório e transtorno de ansiedade.

   A dispensação atenderá a Política Municipal de Assistência Farmacêutica, por meio da Farmácia Municipal e dos dispensários existentes nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Os diversos atores que participam nas diferentes etapas do projeto serão capacitados em uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, com ênfase nas espécies definidas.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.