SMS/VR faz campanha contra câncer no Dia da Mulher

 

 

 

     Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, montará um stand no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, no próximo domingo, dia 8, das 15 às 21 horas. No local serão distribuídos panfletos convidando o público feminino para aderir as duas campanhas imprescindíveis para a saúde da mulher.

    Uma delas, iniciada dia 2, convoca meninas com idades entre 9 e 11 anos, a participar da Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que causa câncer de colo de útero e outros, como câncer de vagina, vulva e ânus. Já as mulheres com idades a partir dos 25 anos, inclusive gestantes são covidadas a participar da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico e de Mama, que acontece entre os dias 21 e 27 de março.

    Na primeira etapa da Campanha contra o HPV são esperadas 5.474 meninas, que deverão tomar a segunda dose da vacina, em setembro.  Disponível em todas as unidades de saúde, desde o ano passado, esta vacina – iniciada em 2014 somente para meninas de 11 a 13 anos -  passa, este ano, a beneficiar adolescentes mais novas, ou seja, a partir de  9 anos de idade.

    Esta campanha traz outro diferencial: mulheres HIV positivas, com faixa etária de 9 a 26 anos, também deverão ser vacinadas. Este público receberá as doses da vacina, no CDI (Centro de Doenças Infectocontagiosas), no Aterrado . Meninas menores de 14 anos que, por algum motivo, não receberam a primeira dose, no ano passado, também devem se vacinar. O mesmo vale para as que não tomaram a segunda dose também no ano passado. Mesmo que já tenham completado 14 anos, elas devem receber a segunda dose da vacina. 

CÂNCER -  Realizada em duas etapas durante o ano - sempre em março e outubro - a Campanha do Câncer de Mama e de Colo do Útero vai ofertar cerca de seis mil preventivos e três mil mamografias.  Neste mês, esta campanha, acontece das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS e UBSF) e na Policlínica da Mulher, no Aterrado. O público alvo para a realização do preventivo são mulheres a partir de 25 anos, inclusive gestantes, e acima de 40 anos, para mamografia.  

    Dados da SMS/VR informam que, no ano passado, o Sistema Único de Saúde, do município, registrou 261 mulheres em tratamento por conta do Câncer de Mama; oito em tratamento por conta do Câncer de Colo de Útero; e outras duas em tratamento de câncer de ovário. O número de óbitos vem oscilando a cada ano. Em relação ao câncer de mama, em 2012, foram registrados 28 óbitos. Já em 2013, esses números subiram para 30 e em 2014, caíram para19.

    O câncer do colo de útero também vem fazendo vítimas a cada ano. Em 2012 foram registrados cinco óbitos. No ano seguinte esse número subiu para seis e em 2014, fechou com apenas quatro  mortes. Esses óbitos, no entanto, podem ser reduzidos ainda mais se houver a adesão das mulheres aos exames de rastreio e também a maior oferta dos exames (preventivos – Papanicolau   e mamografias).

    Esses serviços são disponibilizados pelas Unidades Básicas de Saúde, que realizam a coleta de preventivo e o exame clínico da mama, além de elaborar o pedido de mamografia, a ser realizado pelo Centro de Imagem – onde o exame conta com sistema de tecnologia com imagem digital.

    - As mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde serão examinadas por profissionais capacitados e se necessário encaminhadas para especialista na Policlínica da Mulher - ressaltou a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, a médica Juliana Monteiro, lembrando que o diagnóstico precoce reduz os índices de mortalidade.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.