SMS busca apoio de moradores para o combate a dengue

 

 

 

     Comunidade e Poder Público trabalhando juntos contra a dengue. Este foi o tema da reunião realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR), na noite de ontem, no auditório do Palácio 17 de julho, no Aterrado. No encontro, que contou com a presença de diretores de associações de moradores, a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, convidou a população a aderir a Campanha dos 10 Minutos contra a Dengue, cujo objetivo é destinar parte desse tempo, por semana, na eliminação de possíveis focos do mosquito.

     O poder público está fazendo a parte dele, mas não vamos conseguir vencer essa batalha contra o mosquito sem o total apoio da comunidade que, precisa fazer o dever de casa, destinando pelo menos 10 minutos por semana na eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue _ ressaltou a secretária, lembrando que o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em Volta Redonda, em janeiro, revelou grau de infestação de 2,4%, índice considerado de médio risco, acima do estipulado pelo Ministério  da Saúde, que é de 1%.

     Durante o encontro, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina Soledad, lembrou que o município está em estado de alerta contra a dengue e apresentou as ações que vem sendo adotadas em diversas localidades da cidade buscando orientar a comunidade sobre os riscos da doença. Bairros onde os índices de infestação pelo mosquito da dengue apresentaram percentuais acima do permitido pelo Ministério da Saúde foram os que receberam maior atenção dos técnicos da Vigilância Ambiental.

     Mariana Torres, Padre Josimo, 249, foram algumas localidades visitadas, na última semana, pelas equipes da Vigilância Ambiental. Além de orientar a população sobre formas de eliminar o mosquito da dengue, agentes de endemia da Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde, realizaram mutirões em diversas localidades do município, onde foram recolhidos inservíveis que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue. Esta ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

OFÍCIOS- Com o objetivo de conseguir maior apoio da comunidade a SMS/VR enviou ofícios às Associações de Moradores de Bairros. No documento são apresentados os índices de infestação do Aedes aegypti considerados de alto e médio risco. No documento a comunidade é convidada a atuar em parceria com o poder público. 

     Essa é uma missão que a prefeitura não conseguirá cumprir sozinha, pois o mosquito da dengue continua entre nós, por se tratar de um animal doméstico _ ressalta o documento, enfatizando que este mosquito pode se reproduzir dentro do domicilio em qualquer reservatório de água parada, como por exemplo pratinhos de plantas, tampinhas de garrafa, bebedouro de animais ou a bandeja da geladeira, sendo locais que podem se tornar em criadouros do mosquito. O município convida ainda a população realizar tarefas caseiras como limpeza de caixas d’água, manter os quintais limpos, eliminando vasilhames, panelas velhas, latas, pneus, entre outros objetos que podem servir de criadouro do mosquito.

FATO – O mosquito da dengue tem autonomia de voo curtíssima: costuma circular num raio entre 50 a 100 metros de onde nasceu. “O mosquito pode estar próximo as pernas, debaixo da mesa, armários, camas”, ressalta o oficio enviado aos bairros, lembrando que o município já enfrentou cinco epidemias, onde as pessoas adoeceram, lotando postos de saúde e hospitais. Na ocasião, casos graves da doença, inclusive com risco de vida, também foram detectados.

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.