Saúde da Criança e Adolescente

PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

PAISCA

PAISCA é responsável pela orientação das ações e serviços essenciais em saúde no município, através de suas áreas técnicas: Saúde da Criança e Saúde do Adolescente e do Jovem.

AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS – Saúde da Criança:

 Primeira Semana de Saúde Integral: quando o teste do pezinho é recomendado, é uma estratégia e oportunidade de atenção à saúde da mulher e da criança, em um momento especial e de maior vulnerabilidade na vida da mulher e da criança.

 Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil: O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança e envolve o seu registro no, Cartão da Criança, de avaliação do peso, altura, desenvolvimento, vacinação e intercorrências, o estado nutricional, bem como orientações à mãe/família/cuidador sobre os cuidados com a criança (alimentação, higiene, vacinação e estimulação) em todo atendimento.

 Estratégia AIDPI: Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância => É uma importante ferramenta para a identificação de sinais de risco e qualificação do manejo dos casos de doenças prevalentes e acompanhamento da rotina da saúde infantil.

 Triagem Neonatal: É uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas à cada doença.

  • Teste do Pezinho: Faz o diagnóstico de Hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística. O momento para a coleta da amostra de sangue no pezinho do bebê, preferencialmente, não deve ser inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. As gestantes devem ser orientadas, ao final de sua gestação, sobre a importância do teste do pezinho.
  •  Teste da Orelhinha: É um programa de avaliação da audição em recém nascidos, indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos. A técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs). O exame é indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com a duração por um tempo médio de 3 a 5 minutos.
  •  Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho): É baseado no mesmo fenômeno que se observa quando se fotografa alguma pessoa, e a pupila fica vermelha e para o exame se utiliza um equipamento chamado oftalmoscópio direto. Este aparelho permite ao médico que realiza o exame observar um reflexo avermelhado na pupila que quando ocorre, significa que o exame está normal. Ou seja, não existe nenhum obstáculo a luz que penetra no olho: os meios estão transparentes. Entretanto, na presença de doenças oculares, como catarata, opacidades de córnea, retinoblastoma entre outras, este reflexo estará diminuído ou abolido. É um teste indolor pois cada olho é observado individualmente com o auxílio do oftalmoscópio direto a uma distância aproximada de 30-45 cm.

 Vigilância Alimentar e Nutricional: Contempla atividades continuadas e rotineiras de observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais da população. Objetiva fornecer subsídios para as decisões políticas, auxiliar no planejamento, no monitoramento e no gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional da população.

  Programa Saúde de Ferro: O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo. É importante por reduzir o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso; reduzir o risco de morte materna no parto e no pós-parto imediato; melhorar a capacidade de aprendizagem da criança; melhorar a resistência às infecções; é fundamental para o crescimento saudável. A deficiência de ferro pode apresentar-se em graus variáveis sendo que a Anemia Ferropriva representa, provavelmente, o problema nutricional mais importante da população brasileira, com severas consequências econômicas e sociais. As causas da Anemia por Deficiência de Ferro, tanto em crianças como em gestantes, são basicamente o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro e/ou com baixa biodisponibilidade. Em crianças a anemia está associada ao retardo do crescimento, comprometimento da capacidade de aprendizagem (desenvolvimento cognitivo), da coordenação motora e da linguagem, efeitos comportamentais como a falta de atenção, fadiga, redução da atividade física e da afetividade, assim como uma baixa resistência a infecções. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro implantado em todos os municípios tem o objetivo de promover a suplementação universal de ferro para crianças de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20ª semana e mulheres no pós-parto.

 Vigilância epidemiológica de mortes infantis (crianças menores de um ano): A criação de Comitês Municipais de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal é uma importante estratégia de melhoria na organização da assistência de saúde para a redução das mortes preveníveis, bem como a melhoria dos registros sobre a mortalidade.

 Prevenção de violências e promoção da cultura da paz: É fundamental identificar e notificar os casos de violência e maus-tratos, comunicar e referenciar todos os casos suspeitos ou confirmados, de acordo com fluxo local, além de proceder ao acolhimento, assistência, tratamento e encaminhamentos necessários utilizando a rede de apoio existente. 

Assistência ambulatorial ao recém-nascido de risco (Follow-up): Segundo a UNICEF, pelo menos 10% das crianças nascem ou adquirem algum tipo de deficiência  física, mental ou sensorial, com repercussão negativa no seu desenvolvimento neuropsicomotor. Por outro lado, cerca de 70 a 80% das seqüelas podem ser evitadas ou minimizadas através de condutas e procedimentos simples de baixo custo e de possível operacionalização. A introdução de medidas preventivas, adequadas através de atenção integral e multiprofissional, possibilitam a detecção dos problemas em tempo oportuno para o desenvolvimento de ações de diagnóstico e intervenção precoce, de habilitação e reabilitação, promoção de saúde e prevenção de impedimento físico, mental ou sensorial e de agravos secundários, minimizando as consequências da deficiência.

 Aleitamento materno: O aleitamento materno tem se constituído em tema fundamental para a garantia da saúde da criança. A amamentação quando praticada de forma exclusiva até os seis meses e complementada com alimentos apropriados até os dois anos de idade ou mais, demonstra grande potencial transformador no crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças na infância e idade adulta. As evidências científicas atuais comprovam que o leite humano proporciona um melhor desenvolvimento infantil. Por essas e outras razões é prioridade o desenvolvimento das várias ações de promoção da amamentação.

          
    • Mobilização social: Dentre as atividades desenvolvidas visando à mobilização social, o Brasil comemora anualmente a Semana Mundial da Amamentação, entre 01 e 07 de agosto, e o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, em 01 de outubro. As comemorações configuram-se como um importante marketing social capaz de aumentar os índices de aleitamento materno, além de sensibilizar novas doadoras de leite humano.
      •   
    • Monitoramento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças da Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL): O Brasil tem legislação específica para proteger o aleitamento materno, a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras e a Lei 11.265.
      •   
    • Proteção legal ao aleitamento materno: Em setembro de 2008 o Presidente da República sancionou a Lei 11.770, que estabelece a licença maternidade de seis meses, sem prejuízo do emprego e do salário, para as funcionárias públicas federais, ficando a critério dos estados, municípios e empresas privadas a adoção desta Lei. Em Volta Redonda, as funcionárias da Prefeitura Municipal já são beneficiadas com a extensão da licença maternidade.
      •   
    • Projeto Bombeiro Amigo do Peito: Tem como objetivo promover o processo de captação de leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista. Após passar por um processo de pasteurização e controle de qualidade, o leite doado é destinado aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital.  

 

          
    • Banco de Leite Humano (no Hospital São João Batista): Importante estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A sua principal ação é apoiar as mulheres que desejam amamentar seus filhos e, nesse processo, além de conseguir prolongar a amamentação, muitas descobrem ou aprendem a identificar o excesso de leite e se tornam doadoras.

 

          
    • Método Canguru para a atenção humanizada ao recém-nascido de risco (na UTI Neonatal do Hospital São João Batista): É um tipo de assistência neonatal que implica o contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma maior participação dos pais no cuidado ao seu recém-nascido. A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, ligeiramente vestido, em decúbito prono, na posição vertical, contra o peito do adulto.

 

          
    • Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Hospital São João Batista): Os critérios globais da IHAC compreendem a adesão aos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” e a NBCAL- Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras pelas maternidades certificadas. Os dez passos são recomendações que favorecem a amamentação a partir de práticas e orientações no período pré-natal, no atendimento à mãe e ao recém-nascido ao longo do trabalho de parto e parto, durante a internação após o parto e nascimento e no retorno ao domicílio, com apoio da comunidade.

 

          
    • Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (Roma I, Roma II, Vila Rica/Três Poços, CPS Maria Nilce Fagundes/São Geraldo, São Carlos, Santa Rita do Zarur, Padre Josimo, Belmonte, Jardim Belmonte, Mariana Torres e Jardim Cidade do Aço): Tem por objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização das unidades básicas de saúde para a adoção dos "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação" da IUBAAM. Essa Iniciativa delineia um importante papel de suporte que as unidades básicas de saúde, em conjunto com os hospitais, podem desempenhar a fim de tornar o aleitamento materno uma prática universal, contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês, suas mães, família e comunidade local.

 

        Rede Amamenta Brasil: É uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na Atenção Básica, por meio de revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.



  •     Monitoramento dos indicadores de amamentação: A mensuração das prevalências de aleitamento materno é uma das maneiras de se avaliar o impacto das ações de promoção, proteção e apoio desenvolvidas. Em agosto de 2008, durante a segunda etapa da campanha nacional de vacinação, foi realizada a II Pesquisa Nacional de Prevalência de Aleitamento Materno em Menores de Um Ano que auxilia na avaliação e redirecionamento das ações das políticas de aleitamento materno.

Ações de controle das Doenças Diarréicas e Respiratórias na infância: As doenças diarréicas e respiratórias persistem como graves problemas para a saúde da criança e quando associadas à desnutrição colocam em risco a sua vida. As doenças respiratórias são o primeiro motivo de consulta em ambulatórios e serviços de urgência, o controle destas patologias pode evitar a internação hospitalar desnecessária e finalmente a morte por esse motivo.  

 Projeto Olhar Brasil: Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira. Os dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, conseqüentemente na sua auto estima, na sua inserção social e em sua qualidade de vida. Tem como objetivo principal identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

 Programa Saúde na Escola: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por decreto presidencial Nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos e alunas da Rede Pública de Ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Rede federal de educação profissional e tecnológica, Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 Projeto Nascer Feliz: Articulação do conjunto de ferramentas governamentais, em intersetorialidade, na assistência às gestantes, residentes há pelo menos 2 (dois) anos em Volta Redonda e com renda familiar per capta abaixo de R$ 60,00 (linha da extrema pobreza).

 Programa Bolsa Família: O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza (com renda mensal por pessoa de R$ 70 a R$ 140) e extrema pobreza (com renda mensal por pessoa de até R$ 70), de acordo com a Lei 10.836, de 09 de janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004.  Integra a estratégia FOME ZERO, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.

 Prevenção de doenças através da imunização básica e imunoespeciais: Para reduzir as taxas de morbimortalidade das doenças imunopreveníveis, é importante a imunização, contra a poliomielite, hepatite B, sarampo, rubéola, caxumba, tétano, coqueluche, difteria, rotaviroses, entre outras A Unidade de Saúde deve garantir o funcionamento contínuo da sala de vacina, para não se perder a oportunidade de vacinar toda a população. As equipes de saúde acompanham a cobertura vacinal das crianças de sua área, realizando o controle e a busca ativa de faltosos pelo contra-arquivo de vacinação. Os imunoespeciais são disponibilizados de acordo com o protocolo dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais/CRIES com prescrição médica.

 Ambulatório de especialidades pediátricas: Integrado ao sistema de referência/contra-referência com atendimento nas áreas de cardiologia, nefrologia, hematologia, gastroenterologia

 Atenção ao portador de Anemia Falciforme: A anemia falciforme é a doença hereditária mais comum no mundo e no nosso país. Quando descoberta a doença, o bebê deve ter um acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral ao doente com anemia falciforme. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a sua vida por uma equipe com vários profissionais. Tal equipe é treinada no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises, quando presentes, e a praticar medidas para prevenir as crises da doença e as infecções graves.

 Atenção à Saúde Bucal: Os tratamentos preventivos e curativos, quando realizados em intervalos regulares de tempo, garantem uma saúde bucal sem complicações. As equipes de saúde bucal vêm desenvolvendo estas ações nos serviços de atenção básica e emergência. 

 Atenção à Saúde Mental: As equipes de saúde são habilitadas a intervir nos casos em que se caracteriza a necessidade de uma abordagem mais específica e conhecer a rede e o fluxo de assistência para o acolhimento de crianças e para sua avaliação e tratamento psicoterapêutico. Nos casos em que há sintomas indicativos de autismo, psicose, ou neuroses mais severas em crianças é oferecido tratamento no CAPSi Viva Vida.

AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS
Saúde do Adolescente e do Jovem 

 Sexualidade, saúde sexual e reprodutiva: A sexualidade humana nasce com o indivíduo e transforma-se constantemente ao longo de toda a sua evolução. A sexualidade na adolescência caracteriza-se por: aparecimento do prazer erótico-genital, início da função reprodutiva e consciência da orientação afetivo-sexual; intenso interesse e preocupação com as mudanças do corpo (pelos, acne, mamas, estatura, aspecto dos genitais, etc.); mudanças hormonais desencadeando o início da puberdade e da capacidade reprodutiva - menstruação e ejaculação o Interesse consciente pelo sexo - masturbação, relação sexual, virgindade, métodos anticoncepcionais, sexo seguro; aprendizado das relações afetivas interpessoais (ficar, namorar, transar, romper, separar); expectativas, fantasias e ansiedades sobre a iniciação sexual e consciência da orientação afetivo-sexual (homo/hetero/bissexualidade). Na saúde sexual e reprodutiva deve-se promover a conscientização sobre as questões relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos e à violência de gênero entre os adolescentes e aumentar o acesso aos métodos contraceptivos, bem como aos serviços de saúde sexual e reprodutiva.

 Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: A adolescência é uma fase dinâmica e complexa merecedora de atenção especial no sistema de saúde, uma vez que esta etapa do desenvolvimento define padrões biológicos e de comportamentos que irão se manifestar durante o resto da vida do indivíduo. O crescimento e desenvolvimento são eventos geneticamente programados, da concepção ao amadurecimento completo, porém fatores inerentes ao próprio indivíduo e outros representados por circunstâncias ambientais podem induzir modificações nesse processo. Devido à grande variabilidade quanto ao início, duração e progressão das mudanças puberais, a idade cronológica nem sempre está de acordo com a idade biológica. Essa última reflete melhor o progresso do organismo em direção à maturidade. Por isso, diversos parâmetros do crescimento e desenvolvimento são analisados através de medidas de peso, altura, idade óssea, entre outras. Para avaliar qualquer adolescente a respeito de seu crescimento e desenvolvimento puberal é necessário saber, com precisão a altura, o peso e a maturação sexual. O crescimento pode ser avaliado a partir dos gráficos da Caderneta de Saúde do adolescente e a maturação sexual pela classificação de Tanner.

 Vigilância Alimentar e Nutricional: Contempla atividades continuadas e rotineiras de observação, coleta e análise de dados e informações que podem descrever as condições alimentares e nutricionais da população. Objetiva fornecer subsídios para as decisões políticas, auxiliar no planejamento, no monitoramento e no gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional da população.

 Prevenção de violências e promoção da cultura da paz: É fundamental identificar e notificar os casos de violência e maus-tratos, comunicar e referenciar todos os casos suspeitos ou confirmados, de acordo com fluxo local, além de proceder ao acolhimento, assistência, tratamento e encaminhamentos necessários utilizando a rede de apoio existente. 

 Assistência ao pré-natal, ginecologia e planejamento familiar: A maioria das gestações na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais. Nunca foi tão divulgado os meios para evitar a gravidez como nos dias atuais, e mesmo assim, o número de adolescentes grávidas á cada vez maior. Porém, são muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura. Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, somente as que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais podem ser indesejadas. A assistência pré-natal deve ser iniciada assim que é confirmada a gestação e a avaliação de risco direcionará o atendimento desta gestante. A orientação quanto ao planejamento familiar e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com o envolvimento do parceiro, é fundamental a partir do início da vida sexual dos adolescentes. 

 Prevenção do uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas:  O uso de drogas na adolescência é um tema que preocupa famílias, educadores e profissionais da saúde.  O uso de drogas é um tipo de alteração de comportamento bastante visto na adolescência. A dependência de drogas, que é o transtorno mais grave desse grupo, manifesta-se pelo uso da substância associado a uma necessidade intensa de ter a droga, ausência de prazer nas atividades sem a droga e busca incessante da droga, muitas vezes envolvendo-se em situações ilegais ou de risco para se conseguir a mesma. Diante da suspeita de que o adolescente enfrenta este problema deve ser orientada a procura pelo serviço de urgência de saúde mental co CAIS Aterrado ou CAPS-AD de acordo com a gravidade do caso. Os programas de prevenção devem ter como meta a promoção do bem-estar e da competência dos adolescentes para lidar com situações de risco, incluir a participação de pais e educadores no processo e considerar as influências das preocupações e dos temores por parte dos adultos. Para atingir tal objetivo, é de fundamental importância o envolvimento da família e dos grupos de amigos, por serem eles os principais meios sociais nos quais convivem os jovens, em uma ampla perspectiva de qualidade de vida, que privilegie ações de bem-estar físico, psicológico e social. 

 Projeto Olhar Brasil: Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira. Os dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, conseqüentemente na sua auto estima, na sua inserção social e em sua qualidade de vida. Tem como objetivo principal identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

 Programa Saúde na Escola: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por decreto presidencial Nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos e alunas da Rede Pública de Ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Rede federal de educação profissional e tecnológica, Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 Programa Bolsa Família: O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza (com renda mensal por pessoa de R$ 70 a R$ 140) e extrema pobreza (com renda mensal por pessoa de até R$ 70), de acordo com a Lei 10.836, de 09 de janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004.  Integra a estratégia FOME ZERO, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.

 Prevenção de doenças através da imunização básica e imunoespeciais: Para reduzir as taxas de morbimortalidade das doenças imunopreveníveis no adolescente, é importante a imunização, contra a hepatite B, sarampo, rubéola, caxumba, tétano, coqueluche, entre outras A Unidade de Saúde deve garantir o funcionamento contínuo da sala de vacina, para não se perder a oportunidade de vacinar toda a população. As equipes de saúde acompanham a cobertura vacinal dos adolescentes de sua área, realizando o controle e a busca ativa de faltosos pelo contra-arquivo de vacinação. Os imunoespeciais são disponibilizados de acordo com o protocolo dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais/CRIES com prescrição médica.

 Ambulatório de especialidades: Integrado ao sistema de referência/contra-referência com atendimento nas áreas de cardiologia, nefrologia, hematologia, gastroenterologia.

 Atenção ao Portador de Anemia Falciforme: A anemia falciforme é a doença hereditária mais comum no mundo e no nosso país. Quando descoberta a doença, a pessoa deve ter um acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral ao doente com anemia falciforme. As pessoas com anemia falciforme têm sintomas muito variados. Eles podem não ter quase nenhum sintoma e com excelente qualidade de vida. Mas existem algumas pessoas que, mesmo com acompanhamento médico adequado, têm crises muito graves da doença, com sintomas de dores ósseas, na barriga, infecções de repetição às vezes muito graves, podendo levar à morte.

    Alguns doentes podem ter crises de anemia mais rápidas, necessitando de várias transfusões de sangue com urgência. As crises variam de gravidade e de tipo conforme a idade da pessoa. Os bebês têm mais infecções e dores com inchaço nas mãos e nos pés. Nas crianças maiores, as dores estão mais localizadas nas pernas, nos braços e na barriga. Alguns doentes podem ter até mesmo derrames cerebrais, com lesões graves e definitivas. No dia-a-dia, as crianças com anemia falciforme são diagnosticadas com palidez e muitas vezes apresentam o branco dos olhos amarelado, como na hepatite, sintoma que chamamos de icterícia. Nos adultos, as crises mais freqüentes também são de dores nos ossos e complicações devido a danos ocorridos ao longo de sua vida, aos órgãos mais importantes, tais como o fígado, os pulmões, o coração e os rins. Na idade adulta também é comum o aparecimento de úlceras (feridas) nas pernas, que são machucados graves de difícil cicatrização.

Atenção à Saúde Bucal: Os tratamentos preventivos e curativos, quando realizados em intervalos regulares de tempo, garantem uma saúde bucal sem complicações. As equipes de saúde bucal vêm desenvolvendo estas ações nos serviços de atenção básica e emergência. 

 Atenção à Saúde Mental: As equipes de saúde são habilitadas a intervir nos casos em que se caracteriza a necessidade de uma abordagem mais específica e conhecer a rede e o fluxo de assistência para o acolhimento de adolescentes e para sua avaliação e tratamento psicoterapêutico. Nos casos em que há sintomas indicativos de autismo, psicose, ou neuroses mais severas em crianças é oferecido tratamento no CAPSi Viva Vida.

Ações e Projetos Desenvolvidos

Linha de Cuidado da Criança

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.