O que são

 

        São unidades públicas de base territorial, localizados em áreas de vulnerabilidade social. Têm como principais atividades, executar serviços de proteção social básica, organizar e coordenar a rede sócio- assistencial, daquelas localidades. Devem, portanto, atuar com famílias e indivíduos em seu contexto, visando a orientação e o convívio sócio-familiar e comunitário.

        São responsáveis pela oferta de programas, que deverão prover a proteção e a socialização dos seus membros; constituírem-se como referência de vínculos afetivos e sociais, de identidade grupal, além de servirem como campo mediador das relações com outras instituições sociais e com o Estado.

         As unidades CRAS são lugares apropriados, ligados diretamente ao Departamento de Proteção Social Básica, que tem entre outras atribuições a finalidade de planejar, propor, organizar, dirigir e controlar programas, projetos, serviços e benefícios, que tenham como objetivo prevenir situações de risco, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de ações de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, a partir da identificação das situações de vulnerabilidade apresentada pelo território, em cada região do município.

Secretaria Municipal de Ação Comunitária

Antônio Barreiros, nº. 194 - Nossa Senhora das Graças | CEP: 27215-350

Tel: (24) 3339-9570  | Email: smacvr@portalvr.com