Quem Somos

 

 

        A Proteção Social Especial é modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias, seus membros e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

        São destinados, por exemplo, às crianças, aos adolescentes, aos jovens, aos idosos, às pessoas com deficiência e às pessoas em situação de rua que tiverem seus direitos violados e, ou, ameaçados e cuja convivência com a família de origem seja considerada prejudicial à sua proteção e ao seu desenvolvimento. São serviços que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas.

         Da mesma forma, comportam encaminhamentos monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada. Os serviços de proteção especial tem estreita interface com o sistema de justiça exigindo, muitas vezes, uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério público e outros órgão e ações do executivo.

        O CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) é um equipamento que presta serviços de proteção especial de média e alta complexidade junto às famílias, seus membros e indivíduos em seu contexto comunitário. Diferem-se da proteção básica por se tratar de um atendimento focado na violação de direitos.

 

 

Secretaria Municipal de Ação Comunitária

Antônio Barreiros, nº. 194 - Nossa Senhora das Graças | CEP: 27215-350

Tel: (24) 3339-9570  | Email: smacvr@portalvr.com