Falta uma semana para término da vacina da gripe

 

         Faltando uma semana para o término da 15º Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que se encerra na próxima sexta-feira (dia 10), o município vacinou 25.699 pessoas. Esse número representa 59,31% do público alvo, percentual ainda abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% de pessoas vacinadas. Os idosos continuam entre os que mais procuraram as unidades de saúde. Vinte mil e 41 pessoas com 60 anos ou mais já foram vacinadas contra a gripe. A exemplo dos idosos, o número de gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, também subiu. Apesar disto, o percentual de grávidas está abaixo da metade. Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que das 2.420 mulheres que têm direito a vacina, apenas 1.237, ou seja 49,42%, foram vacinadas. As mulheres que tiveram filho em até 45 dias já se protegeram contra a gripe.

 

       O número de crianças com seis meses a dois anos incompletos ainda está bem abaixo da meta. Das 4.839 pequenos que precisam ser vacinadas, apenas 2.468 foram vacinadas, revelando um percentual de 49,30% de doses aplicadas. Ainda têm direito à vacina portadores de doenças crônicas. Pessoas comprovadamente alérgicas a ovo e a qualquer componente da vacina não devem ser vacinadas. A vacina aplicada em todo o país previne o adoecimento pela gripe, produzido pelo vírus da influenza e o H1N1 que circulam com maior intensidade no período do inverno, razão pela qual a campanha ocorre nesta época do ano, quando o frio é mais intenso no Sul e Sudeste.

 

       “O nosso objetivo é reduzir cada vez mais a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo”, ressaltou a coordenadora da Epidemiologia, Ana Valéria Maia.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444