Festival de Futsal no Roma I promove integração de crianças e adolescentes

       A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) promoveu na manhã desta terça-feira (dia 7) o Festival de Futsal, no bairro Roma I. A atividade foi promovida para cerca de 50 estudantes da comunidade, com idades entre 8 e 15 anos, no Complexo Esportivo e Área de Lazer Libiano Abbiati, Rua Baobá, de 8h às 11h. Segundo informou a coordenadora do projeto, Patrícia Pereira da Silva, o objetivo é promover a integração entre crianças e adolescentes atendidas nas oficinas do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Roma I.

 

       “Este festival estimula o interesse pela prática esportiva, auxiliando as crianças a estabelecer vínculos, a formar personalidade com a prática do esporte, desenvolvendo o social, o desportivo e o cultural na comunidade”, apontou Patrícia, ressaltando que o projeto é realizado ainda nos bairros Monte Castelo, Água Limpa, Vila Americana, Verde Vale, Retiro, São Sebastião, Siderlândia, Dom Bosco, Candelária, Belo Horizonte, e São Carlos. A oficina de futsal é realizada três vezes por semana pelos CRAS.

 

       “O festival é um prêmio para as crianças, funciona como uma competição interna que vai os preparando para outros campeonatos fora da comunidade, que têm a participação de outros CRAS”, explicou a coordenadora do projeto.

 

      O professor que organizou a competição com as crianças na quadra do Complexo Esportivo Libiano Abbiati, Alexandre Araújo, o principal objetivo do festival é realizar jogos cooperados, que promovem a socialização das crianças que são atendidas nos CRAS. Ele destacou que o foco do projeto esportivo é a inclusão, mas que nada impede do trabalho feito pela Smac nas comunidades favorecer a revelação de futuros craques no esporte. “Muitos bons jogadores no Brasil vieram das comunidades nos bairros da periferias das cidades”, enfatizou.

 

       Eunice Chaves e Maria Chaves, que estavam com as crianças Lucas (9 anos), Guilherme (7 anos), Vitor (7 anos) e Gabriel (9 anos) disseram que o projeto traz muitos benefícios para as famílias e as crianças.

 

       “As crianças, estão vivendo o momento delas. Eu acho muito importante os pais trazerem as crianças e comparecerem para torcer, incentivar e aumentar a divulgação para que todos venham participar. Os meninos estão treinando com disposição para jogar nos finais de semana”, afirmou Maria, que completou: “Este projeto é muito importante porque tira as crianças das ruas, onde antes era uma brigaiada só, agora estão ocupadas, praticando um esporte, aprendendo a respeitar as outras crianças, mais obedientes em casa e com notas melhores na escola”.

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444